ARGILOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.24828
Agências de fomento
Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave:
Argiloterapia. Geoterapia. Argila. Argila Medicinal.Resumo
A argila é um dos compostos mais antigos conhecido pelo homem, mesmo sendo uma matéria prima abundante e muito utilizada na cerâmica, seu uso como técnica terapêutica é pouco difundida. Sabe-se que é recurso poderoso devido à grande quantidade de minerais. Sua composição físico-química indica a sua utilização, que vai desde absorver impurezas, revigorar tecidos e ativar a circulação, além da ação tensora, estimulante, suavizante e catalisadora. Mediante essas particularidades, o presente trabalho teve como objetivo revisar na literatura a eficácia da geoterapia nos tratamentos terapêuticos e estéticos. Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir da literatura disponível entre os anos de 1990 até 2016, pesquisada nos bancos de dados do Google acadêmico, SciELO e livros relacionados ao assunto. Sendo assim, foi elaborada uma tabela com informações das doenças e tratamentos geoterápicos a serem utilizados. Conclui-se neste trabalho que as argilas trazem satisfatórios resultados quando utilizadas em tratamentos estéticos e tratamentos medicinais. Seu resultado dependerá da cor da argila, sendo as cores verde, rosa, branca e vermelha as mais utilizadas.Downloads
Publicado
16-12-2020
Como Citar
TRUPPEL, A.; MARAFON, H. C.; VALENTE, C. ARGILOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 143, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.24828. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24828. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.