A GEOGRAFIA E OS “TERRITÓRIOS DE MEMÓRIA” (AS REPRESENTAÇÕES DE MEMÓRIA DO TERRITÓRIO)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i21.8731Palavras-chave:
geografia, território, memória, territórios de memóriaResumo
A produção territorial, a qual envolve as dinâmicas materiais substantivadas no presente, também contempla a elaboração de representações, imagens e visões acerca do passado, cujo acervo de experiências, amparado na memória, é aspecto fundante do fomento das produções atuais. Este trabalho aborda a participação da memória como construção social na produção territorial. Ou, mais especificamente, a atuação de imagens de memórias coletivas como trabalho social de “esculpir o tempo”, onde a História é enquadrada a partir das representações dominantes, em que a história dos vencedores é tida como a “História” de todos. Problematizamos o fato de que muitas memórias pertencentes à história de grupos marginalizados ou excluídos são banidas do acervo de representações socialmente válidas. Nossa análise busca escavar os “territórios de memória”, ou seja, perscrutar os mecanismos de uso social da memória como instrumento que alimenta e legitima os processos de dominação social voltados aos controles e apropriações territoriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.