Círculos miméticos no conto "Green", de Sefi Atta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.26219
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Palavras-chave, Sefi Atta, Green, Círculos miméticos.

Resumo

Resumo: Em sua obra literária, Sefi Atta ficcionaliza fluxos migratórios e experiências de globalização. Em textos como o romance Everything Good Will Come (2004) e a coletânea de contos News From Home (2010), experiências baseadas em opressões patriarcais e coloniais são evidenciadas e problematizadas. Dentre esses textos, o leitor encontra o conto Green, narrado do ponto de vista de uma criança. Ele retrata o momento em que os pais nigerianos da protagonista obtêm a documentação necessária para legalizar sua permanência nos Estados Unidos. A protagonista compartilha seu ponto de vista como representante da segunda geração de imigrantes, envolvendo o leitor nas experiências de seus pais. Com base na teoria da tripla mimese de Ricoeur (1994), este artigo pretende discutir o processo de construção de sentido no conto Green, captando seu contexto de criação, discutindo sua ficcionalização e, por fim, buscando compreender as possibilidades de recepção (ECO, 2004). Apoiando-se na teoria dos círculos miméticos, busca compreender os potenciais de sentido decorrentes desses diferentes processos de mediação narrativa.


 

Biografia do Autor

Letícia Ritter de Abreu Valença, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Letras - Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Estudos Literários, na mesma universidade, na linha de Literatura Comparada e Crítica Social, cujo foco principal é a Literatura de Fluxos Migratórios e escrita feminina.

Dionei Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de língua e literatura na Universidade Federal de Santa Maria. Possui formação em Letras pela Universidade de Hamburgo (Grund- und Hauptstudium, Magister Artium, Doktor phil.) e pela Universidade Federal do Paraná (Doutorado em Letras). No PPGL, desenvolve pesquisas voltadas para a representação literária de narrativas identitárias e de dinâmicas afetivas.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

RITTER DE ABREU VALENÇA, L.; MATHIAS, D. Círculos miméticos no conto "Green", de Sefi Atta. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 49–62, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.26219. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26219. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos