VIVÊNCIAS DE TUTORES ON-LINE NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34866

Palavras-chave:

Tutores on-line, Ensino Superior, Educação a Distância

Resumo

O estudo analisou as vivências de tutores on-line no ensino a distância (EaD) em cursos superiores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa. Foram analisadas 230 respostas coletadas por um instrumento semiestruturado, elaborado no Google Docs e aplicado de abril a junho de 2023 por meio de redes sociais e abordagens pessoais. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e processados no software IBM SPSS versão 27. Entre as facilidades apontadas, destacam-se a flexibilidade de horário, economia em despesas diversas, autonomia na interação com alunos e a possibilidade de atuar na área acadêmica. Como dificuldades, mencionaram a falta de comunicação com docentes, excesso de alunos por tutor, dificuldade em separar trabalho e vida doméstica, e problemas com sistemas operacionais lentos. Os participantes sugeriram melhorias como maior interação com os professores, tutoria totalmente remota, capacitações específicas para uso das plataformas, redução do número de alunos por tutor e ajuda de custo para internet. Ressalta-se a importância de abordagens pedagógicas inovadoras, programas de capacitação periódicos e políticas institucionais que valorizem os tutores on-line, fortalecendo o ensino a distância.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

CRISTINA DE AVILA, J.; SANTIAGO SANTOS MENDONÇA, F.; FERNANDEZ LOURENÇO HADDAD, M. do C.; TRAMONTINI FUGANT, C. C.; FAYEZ KFOURI DA SILVA, S. VIVÊNCIAS DE TUTORES ON-LINE NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 92–106, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i2.34866. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34866. Acesso em: 22 dez. 2025.