Investigação de como japoneses leitores de inglês como segunda língua reagem a nomes próprios

Autores

  • Kimberly Klassen Tokyo Woman's Christian University

DOI:

https://doi.org/10.48075/odal.v3i6.29367

Palavras-chave:

leitores de segunda língua, nomes próprios, análises lexicais, entrevista, leitura em voz alta

Resumo

Um dos pressupostos das pesquisas sobre ensino de vocabulário e leitura de segunda língua (L2) é o de que os leitores de L2 podem facilmente entender os nomes próprios que encontram, embora falte fundamentação empírica para esta conjectura. O objetivo deste estudo é investigar como leitores japoneses de L2 inglês percebem e reagem a nomes próprios. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com leitores japoneses de L2 inglês de baixa intermediação (N = 4) para investigar quais são os fatores afetivos envolvidos ao encontrar nomes próprios desconhecidos em textos; que estratégias eles usam ao encontrar novos nomes e qualquer outra dificuldade que tenham para o processamento adequado de nomes. Os participantes também foram solicitados a ler em voz alta um pequeno texto e relatar as referências de vários nomes próprios, usando uma versão modificada do Protocolo do Pensamento em voz alta (think-aloud protocol). Foi constatado que a principal fonte de confusão para os entrevistados estava relacionada com a inexperiência com nomes próprios; ou seja, incerteza sobre quais nomes próprios são sobrenomes, prenomes ou apelidos; qual é o gênero; e como é a fonologia dos nomes próprios. Os participantes também relataram várias estratégias que utilizam quando encontrar nomes próprios novos, tais como fazer pesquisas on-line e usar pistas contextuais e ortográficas. Os resultados mostram que é temerário pressupor que nomes próprios desconhecidos nunca pode ser fonte de dificuldade para os leitores de inglês como L2.

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Publicado

10-10-2022

Como Citar

KLASSEN, K. Investigação de como japoneses leitores de inglês como segunda língua reagem a nomes próprios. Onomástica desde América Latina, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 77–106, 2022. DOI: 10.48075/odal.v3i6.29367. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/onomastica/article/view/29367. Acesso em: 3 nov. 2024.