Formação continuada de professores: desafios das práticas docentes em face das tecnologias digitais da informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21339Palavras-chave:
Formação continuada. Identidade docente. TDIC.Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem dos desafios colocados à profissão docente pelo desenvolvimento tecnológico, num mundo de mudanças rápidas e radicais no campo do conhecimento, sua produção, ensino, divulgação e aplicação das novas tecnologias. Nosso objetivo é contribuir para uma melhor compreensão dos diálogos que se estabelecem a partir do uso dessas tecnologias e da formação de professores como um processo contínuo e necessário. Nessa propositura, valemo-nos do pensamento de alguns autores que apresentam análise crítica sobre a formação continuada de professores em relação às TDIC nas escolas brasileiras, a partir das ideias de Freire (1981, 2015), Silva (2009), Kenski (2012), Libâneo (2001), dentre outros teóricos, em que se verificam avanços e limites na educação nacional.Referências
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