Formação continuada de professores: desafios das práticas docentes em face das tecnologias digitais da informação e comunicação

Autores/as

  • Maria Cláudia Maquêa Rocha Mattia Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso - CEFAPRO https://orcid.org/0000-0002-6421-8792
  • Vera Maquêa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21339
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Formação continuada. Identidade docente. TDIC.

Resumen

Este artigo apresenta uma abordagem dos desafios colocados à profissão docente pelo desenvolvimento tecnológico, num mundo de mudanças rápidas e radicais no campo do conhecimento, sua produção, ensino, divulgação e aplicação das novas tecnologias. Nosso objetivo é contribuir para uma melhor compreensão dos diálogos que se estabelecem a partir do uso dessas tecnologias e da formação de professores como um processo contínuo e necessário. Nessa propositura, valemo-nos do pensamento de alguns autores que apresentam análise crítica sobre a formação continuada de professores em relação às TDIC nas escolas brasileiras, a partir das ideias de Freire (1981, 2015), Silva (2009), Kenski (2012), Libâneo (2001), dentre outros teóricos, em que se verificam avanços e limites na educação nacional.

Biografía del autor/a

Maria Cláudia Maquêa Rocha Mattia, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso - CEFAPRO

Mestre em Educação pela UNEMAT (2018). Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT (2004). Profa. da Rede Pública de ensino do estado de Mato Grosso.

Vera Maquêa

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), gestão 2015-2018.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da Informação. 8. ed., Campinas-SP. Papirus, 2012. (Coleção Papirus Educação).

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 1. ed., Editora Alternativa, 2001.

SILVA, Marilda da. Complexidade da formação de profissionais: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

Publicado

29-12-2018

Cómo citar

MATTIA, M. C. M. R.; MAQUÊA, V. Formação continuada de professores: desafios das práticas docentes em face das tecnologias digitais da informação e comunicação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 100–112, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21339. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21339. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública