Proposições para uma política de formação continuada para educação infantil no contexto de Mato Grosso

Autores

  • Rinalda Bezerra Carlos Unemat.
  • Domingo Pimienta Barquín Unemat
  • Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21340
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professores, Educação Infantil, Política.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar proposições teórico-metodológicas para uma política de formação continuada para os professores da Educação Infantil (EI) no contexto do Estado de Mato Grosso, uma vez que apesar dos marcos regulatórios nacionais orientarem a organização da educação nesta primeira fase de escolarização, a Secretaria de Educação e Cultura- SEDUC/MT carece de uma proposta voltada para a formação dos profissionais que atuam na EI. Seguimento que requer conhecimentos específicos sobre a criança, a infância, a cultura, as relações estabelecidas nos mais variados espaços, enfim, a complexa teia de dimensões que envolvem o pleno desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Assim, esta proposição parte de uma concepção histórico-crítica, cujas bases se sustentam nas necessidades do sujeitos, das instituições, das condições objetivas de apreensão da realidade, configuradas nas experiências dos professores tendo a formação continuada como processo contínuo que se concretiza na relação dialética entre a teoria e a prática.

Biografia do Autor

Rinalda Bezerra Carlos, Unemat.

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e graduada em Licendiatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1996). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa Contextos Educativos da Infância, Assessora de Gestão de Formação Regular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e Coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais à Distância ofertado pela DEAD/UNEMAT.

Domingo Pimienta Barquín, Unemat

Possui graduação de Licenciado em Física e Matemática pela Universidade Pedagógica Estadual de Moscou, Rússia, com reconhecimento especial de Mestre em Ciências físico-matemáticas (1979) e doutorado em Educação (Formação de professores de Física em Física Nuclear) também nesta universidade (1989). É professor interino do departamento de Matemática da UNEMAT

Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1995) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Pedagogia - Campus de Juara.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

CARLOS, R. B.; BARQUÍN, D. P.; GUSMÃO, C. A. F. da S. Proposições para uma política de formação continuada para educação infantil no contexto de Mato Grosso. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 113–126, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21340. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21340. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública