A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

, Identidade docente, Política pública, Formação de professores, PIBID.

Resumo


Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação no Instituto Federal Sul-rio-grandense, curso de especialização. A temática do estudo, a constituição da identidade docente, é vista como um processo importante na construção do ser professor. Entende-se como um elemento importante para essa constituição, a participação dos estudantes dos cursos de licenciatura, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Assim, o objetivo geral, da investigação, foi identificar a influência do PIBID, no processo de constituição da identidade docente de ex-pibidianos, que participaram do subprojeto “Matemática nos anos iniciais” da Universidade Federal de Pelotas, na edição de 2014 do PIBID/UFPel, que hoje atuam como professores na rede pública de ensino. Os sujeitos investigados foram três professores e a pesquisa desenvolveu-se por meio do Estudo de Caso. Para que fosse possível responder aos questionamentos propostos, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e, para analisar os dados coletados, utilizou-se da Análise de Conteúdo. A partir dessa investigação conseguiu-se compreender que a identidade docente é resultado das interações sociais e da formação inicial, além de ratificar a importância do estudante estar imerso em seu futuro ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Luana Leal Alves, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

ALVES, L. L.; NOGUEIRA, N. N.; ALVES, A. M. M. A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 360–376, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26179. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores