A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26179Palavras-chave:
, Identidade docente, Política pública, Formação de professores, PIBID.Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação no Instituto Federal Sul-rio-grandense, curso de especialização. A temática do estudo, a constituição da identidade docente, é vista como um processo importante na construção do ser professor. Entende-se como um elemento importante para essa constituição, a participação dos estudantes dos cursos de licenciatura, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Assim, o objetivo geral, da investigação, foi identificar a influência do PIBID, no processo de constituição da identidade docente de ex-pibidianos, que participaram do subprojeto “Matemática nos anos iniciais” da Universidade Federal de Pelotas, na edição de 2014 do PIBID/UFPel, que hoje atuam como professores na rede pública de ensino. Os sujeitos investigados foram três professores e a pesquisa desenvolveu-se por meio do Estudo de Caso. Para que fosse possível responder aos questionamentos propostos, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e, para analisar os dados coletados, utilizou-se da Análise de Conteúdo. A partir dessa investigação conseguiu-se compreender que a identidade docente é resultado das interações sociais e da formação inicial, além de ratificar a importância do estudante estar imerso em seu futuro ambiente de trabalho.Referências
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