A BNCC COMO CURRÍCULO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.28234Resumo
A presente pesquisa consiste em compreender a Base Nacional Comum Curricular aprovada em versão final em dezembro de 2018, e o conceito de formação integral nela explicitado. Buscamos demonstrar como a Base deixa uma defasagem no que se refere à formação integral dos sujeitos. Levando em consideração que a mesma se colocou nas escolas como um currículo o que de certa forma contribui ainda mais para uma formação unilateral em oposição a formação omnliateral. O tema “formação integral” também se encontra no centro do debate educacional dos últimos anos, estando presente em diferentes documentos e legislações, nacionais e internacionais, o que nos levou a necessidade de estudar acerca deste conceito. Desta forma buscamos compreender: Em que medida a organização curricular por competências, proposta na BNCC, pode promover uma formação integral do sujeito? Para tanto realizamos o estudo do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, além de artigos que tratam com muita clareza do assunto, a fim de analisar a possibilidade de formação integral a partir da organização curricular nela proposta; bem como compreender o conceito de desenvolvimento omnilateral desenvolvido por Karl Marx; analisar o conceito de “formação integral” apresentado na BNCC; e caracterizar a proposta curricular definida na BNCC de modo a considerar as possibilidades de a educação escolar proporcionar um desenvolvimento integral do sujeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.