ALFABETIZAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Andressa Loise Zardo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Erica Costa Brancalhão Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Danielle Cambrussi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Adrian Alvarez Estrada Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo


Em 2020 nos deparamos com a pandemia de COVID-19, doença viral altamente transmissível, que fez muitas pessoas mudassem seu estilo de vida durante esse período atípico. Nesse sentido, houve necessidade de adaptação das escolas ao momento. Sem poder frequentar as salas de aula, as escolas optaram pelo ensino não-presencial, se utilizando de meios de comunicação digital e novas metodologias para não afetar a aprendizagem de seus alunos, principalmente aqueles em fase de alfabetização, importante estágio de desenvolvimento humano. Como parte das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Alfabetização, acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, realizaram um projeto de contação de histórias. Esse instrumento facilita a alfabetização, incentiva novos leitores, estimula a imaginação, ajuda na diferenciação de fonemas e proporciona a descoberta de palavras novas, além de recorrer à técnica de teatro de sombras, que estimula o lúdico, também importante para ajudar a criança a compreender histórias, prendendo a atenção dela, no momento de contar. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de escolha, produção e contação de uma história infantil para alunos de 6 a 8 anos, bem como o desafio e as dificuldades da realização deste projeto em um momento atípico como o vivido.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

LOISE ZARDO, A.; COSTA BRANCALHÃO, E. .; CAMBRUSSI, D.; ALVAREZ ESTRADA, A. ALFABETIZAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DURANTE A PANDEMIA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 574–589, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/28857. Acesso em: 14 ago. 2022.