Tecnologias digitais como mediação para o processo de alfabetização inclusiva de uma criança com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30863

Palavras-chave:

Alfabetização; Aprendizagem Criativa; TEA.

Resumo

O artigo apresenta a análise de práticas educativas voltadas à alfabetização em uma criança com Transtorno do Espectro Autista a partir da mediação das tecnologias digitais em espaços de aprendizagem escolar. Além disso, o estudo também analisa estratégias que favoreceram o desenvolvimento de dinâmicas interdisciplinares. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Educação Básica, localizada na região do Vale do Rio dos Sinos - RS. A estrutura metodológica é constituída pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios, utilizando o método da pesquisa-ação no campo de pesquisa e a investigação dos dados coletados através da análise de conteúdo de Bardin (2016). A prática apresentada é contextualizada a partir da perspectiva da Espiral da Aprendizagem Criativa, por meio de práticas interdisciplinares e colaborativas entre a turma da criança alvo do estudo e um Núcleo de Apoio Pedagógico. Como resultado, constataram-se progressos nos processos de alfabetização de todos os estudantes, incluindo a estudante com Transtorno do Espectro Autista, assim como, a potencialização das habilidades, fomentando a circulação de saberes entre as crianças e professores, por meio de ações interdisciplinares.

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). DSM 5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª edição, 2013.

BARBOSA, C. R. et al. Jogos educativos para crianças com Transtorno do Espectro Autista: auxílio na comunicação e alfabetização. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2020, Recife. Anais [...]. SBC: Recife, 2020. https://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoFull/208759.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo, SP: Ed. Edições 70, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf%20acesso%20em%2012/03/22. Acesso em: 12 mar. 2022.

BERNIER, R. A.; DAWSON, G.; NIGG, J.T. O que a ciência nos diz sobre o Transtorno do Espectro Autista. Porto Alegre, RS: Ed. Artmed, 2021.

BLOG OBSERVATÓRIO DO AUTISTA© COPYRIGTH 2017-2021. Disponível em: https://observatoriodoautista.com.br/2022/01/06/cid-11-o-que-mudou-referente-ao-autismo/. Acesso em: 30 mar. 22.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília, DF: Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, 2013. p.13-65.

DOCUMENTO ORIENTADOR. Fundamentos e concepções da Rede Municipal de Ensino. Caderno 1, Novo Hamburgo, RS, 2019.

ELICKER, A.; BARBOSA, D. Literacia Digital. Porto Alegre, RS: Ed. Cirkula, 2021.

FAZENDA, I. C. A. O desafio de formar pesquisadores interdisciplinares. In: Educere – XII Congresso Nacional de Educação. Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015, Curitiba. Anais [...]. PUCPR: Curitiba, PR, 2015.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade, São Paulo, v. 1, n. 6, p. 9-17, abr. 2015.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Básica, 2021. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/43092683. Acesso em: 07 jul. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 12 mar. 2022.

MANTOAN, M. T. E.; LANUTI, J. E. de O. A escola que queremos para todos. Curitiba, PR: Ed. CRV, 2022.

MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. (ORG.). Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Editora Penso, 2020.

ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2017.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Reus. Projeto Político Pedagógico (PPP). Cerro Grande do Sul, RS, 2022.

PEIXOTO, B. N. Jogos adaptados com Comunicação Alternativa: mediação no letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6381962. Acesso em: 01 out. 2021.

PINHO, M. C. Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar. 2018. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6769177. Acesso em: 30 set. 2021.

RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Ed. Penso, RS, 2020.

SILVA, P. K. L. e. A escola na era digital. In: ABREU, C. N. de; EINSENSTEIN, E.; ESTEFENON, S. G. B. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Ed. Artmed, Porto Alegre/RS, 2013. p. 137-145.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo, SP: Ed. Contexto, 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 1986.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

MELLO, T. de S.; BARBOSA, D. N. F.; HEIDRICH, R. de O. Tecnologias digitais como mediação para o processo de alfabetização inclusiva de uma criança com TEA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 32, p. 1–28, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.30863. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30863. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição de Fluxo Contínuo