Pensamento Computacional, Matemática e Literatura em uma Formação Docente: um desafio interdisciplinar possível
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30895Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Matemática e Literatura; Pensamento Computacional.Resumo
Práticas interdisciplinares e o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação são desafios aos professores da Educação Básica, haja vista, dentre outros fatores, aspectos de sua formação inicial serem referentes ao trabalho de integrá-los a um planejamento didático. Este relato de experiência surge de uma oficina intitulada “Interdisciplinaridade com o Scratch: É possível aprender Matemática através da Literatura?” oportunizada a profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação, para fins de orientação metodológica, considerou uma abordagem expositiva dialogada com os participantes acerca da prática pedagógica na escola com a Literatura e a Matemática. A partir da exposição de ideias, e alinhados a um modo de refletir computacionalmente, debates e práticas de ensino e aprendizagem foram realizados com Scratch, um ambiente de programação visual e em blocos que possibilita criar tarefas diversas e com variados temas. Os resultados sugerem que essa ação educativa foi inovadora e relevante aos participantes, pois entendeu-se a potencialidade da comunicação entre disciplinas com uma plataforma digital que apresenta situações exploratórias que dão abertura, não só aos questionamentos e às tomadas de decisões, carências atuais tanto nas salas de aula quanto na própria caminhada formativa docente.
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