As inserções tecnológicas nas aulas de Inglês durante o isolamento social de Covid 19: as implicações no papel do professor

IMPLICATIONS ON THE TEACHER'S ROLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.31061

Palavras-chave:

Papel do professor; Pandemia de Covid 19; Tecnologias.

Resumo

Este artigo teve como objetivos investigar a inserção da tecnologia nas aulas remotas durante o período de isolamento social de Covid 19 e demonstrar as implicações tecnológicas no papel do professor. O referencial teórico adotado para embasar o papel do professor foi Gramsci (2004) e para a inserção da tecnologia nas aulas remotas Grossi (2021). O artigo está inserido na abordagem qualitativa, tem caráter descritivo e exploratório. A metodologia foi um estudo de caso (Stake, 1998). Como instrumentos de pesquisa utilizou questionários de perfil e investigativo que fazem parte da dissertação de mestrado das pesquisadoras, além de análise documental e pesquisa bibliográfica. O contexto da pesquisa foi a escola pública da rede estadual de ensino de Manaus-AM. Os resultados apontaram que não é possível garantir que cada aluno da rede pública possua um aparelho próprio e que é injusto exigir isso deles quando as próprias escolas públicas não estão preparadas em questão de infraestrutura para atender a finalidade da educação digital, impossibilitando o professor de exercer seu papel como mediador e promotor de letramentos digitais.

Biografia do Autor

Adrian Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Adrian Fernanda Bezerra Rodrigues é licenciada em Letras – Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e é Professora estatutária na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM), ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-8560-9792. Endereço eletrônico: adrianfernanda18@gmail.com.

Marta Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Marta de Faria e Cunha Monteiro é Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora no Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa e no Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ORCID Id: https://orcid.org/0000-0001-5931-079X. Endereço eletrônico: martamonteiro20@hotmail.com.

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Publicado

22-03-2024

Como Citar

BEZERRA RODRIGUES, A. F.; MONTEIRO, M. de F. e C. As inserções tecnológicas nas aulas de Inglês durante o isolamento social de Covid 19: as implicações no papel do professor: IMPLICATIONS ON THE TEACHER’S ROLE. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 32, p. 50–70, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.31061. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31061. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição de Fluxo Contínuo