Desenvolvimento Profissional dos Professores de Ciências: em defesa de uma visão sistémica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31538

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional; Professores; Ciências.

Resumo

Um dos problemas no estudo do Desenvolvimento Profissional dos Professores de Ciências (DPPC) é o seu caráter fragmentado dificultando uma visão estratégica e definição de prioridades. A finalidade do estudo é refletir criticamente sobre o DPPC numa análise cruzada envolvendo o triângulo pesquisa/formação/reflexão docente. A análise é organizada em torno de três questões interligadas: de que modos a pesquisa pode apoiar o DPPC? Como promover uma visão sistémica da formação docente em ciências? Que problemáticas é desejável priorizar em apoio à reflexão crítica dos professores de ciências, e como? O estudo dirige-se a professores de ciências (ensino não superior) e formadores de professores visando estimular o debate e sugerir possíveis melhorias. A abordagem metodológica seguiu uma perspetiva de pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e o processo de análise usou técnicas de análise documental de fontes diversas. Elabora-se um racional de diferentes configurações da pesquisa e suas implicações, esclarece-se o papel de diferentes contextos e dispositivos de formação com potencial sistémico e apresentam-se estratégias de apoio à reflexão docente sobre o pensamento crítico e interdisciplinaridade.

PALAVRAS - CHAVE: Desenvolvimento Profissional; Professores; Ciências

Referências

REFERÊNCIAS

ABREU, M. Competências e funções de educadores e professores no contexto da sociedade do conhecimento e da inovação. In: As bases da Educação. Lisboa: Conselho Nacional da Educação,2004, p. 281- 291.

ASSOCIATION FOR TEACHER EDUCATION in EUROPE (ATTE). Proceedings of the ATTE conference: To be or not to be a great educator 2022. Riga: University of Latvia Press, 2023.

AUTOR, 2022a

AUTOR, 2022b

BALL, S. Education Reform: a critical analysis and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BASTOS, F. Estratégias de colaboração universidade-escolas: um estudo sobre a formação continuada de professores da educação infantil na área das ciências. In: BASTOS, F. e NARDI, R. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino das Ciências: contribuições da pesquisa na área. SP. Escrituras, p. 259-281, 2008.

BRAUND, M.; REISS, M. (2019). The ‘Great Divide’: How the Arts Contribute to Science and Science Education. Canadian Journal of Science Mathematics and Technology Education, v.19, n. 6, p. 219-236, 2019. DOI: 10.1007/s42330-019-00057-7.

BRITISH EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (BERA). The role of research in teacher education: reviewing the evidence. London: BERA, 2014.

BROWN, P.; FRIEDEICHSEN, P.; ABELL, S. The development of secondary prospective biology teachers PCK. Journal of Science Teacher Education, v. 24, n.1, p. 133-155, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s/10972- 012-9312-1. Acesso em 20.06.2023.

BROWN, C.; ION, G. Research informed educational practice: how to help educators engage with research for the common good. Revista de Educación, n. 397, July-September, p.227-246, 2022. https: //doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2022-397-546. Acesso em 19.07.2023.

COUTO, M. O Universo num grão de areia. Lisboa: Caminho, 2019.

ERAUT, M. Developing Professional Knowledge and Competence. London: Falmer Press, 1994.

FAVRETO, E. K; SILVA, J. A. Complexidade e interdisciplinaridade na formação de professores de ciências no século XXI. In: Uma jornada na pesquisa interdisciplinar a partir da relação entre Arte e Ciência. Texto e Contexto, p.19-30, 2023.

FAZENDA, I. (Org.). O que é a interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.

FELDMAN- MAGGOR, Y.; TUVI-ARAD, I; BLONDER, R. Development and evaluation of an on-line course for the professional development of chemistry teachers. International Journal of Science Education, v. 44, n. 16, p. 2465-2484, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500693.2022.2128930. Acesso em 15.10.2022.

FELICIANO J. El cine y la actividad investigativa: una propuesta alternativa para la enseñanza de la cinética química en la educación básica. Revista Triângulo, v. 16, n.1. p. 253-278, 2023. Disponível em: DOI: 10.18554/rt.v16i1.6200.

GARCÍA-CARMONA, A. STEAM, una nueva distracción para la ensenanza de la ciencia? Ápice. Revista de Educación Científica, v.4, n. 2, p. 35-50, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17979/ arec.2020.4.2.6533. Acesso em 14.07.2023.

GOMES, L; BOLZE, S.; BUENO, R.; CREPALDI, M. As origens do pensamento sistémico. Pensando Famílias, v. 18, n. 2, 2014.

GUSKEY, T. Professional Developmentt and teacher change. Teachers and Teaching, v. 8, n. 3, p. 381- 391, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1080/135406 0002100000512. Acesso em 20.07.2023.

HARGREAVES, A.; SHIRLEY, D. The Global Fourth Way: The Quest for Educational Excellence. Thousand Oaks: Corwin Press, 2012.

HUXLEY, A. Texts and Pretexts an Anthology with Commentaries. London: Harper & Brothers, 1933.

LONGBOTTON, J.; BUTLER, P. Why teach science? Setting rational goals for science education. Science Education, v. 83, n.4, p. 473-492, 1999.

LOTTER, C.; THOMPSON, S.; DICKENSON, T.; SMILEY, W.; BLUE, G.; REA, M. The Impact of a Practice-Teaching Professional Development Model on Teachers’ Inquiry Instruction and Inquiry Efficacy Beliefs. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 16, p. 255-273, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10763-016-9779-x. Acesso em 17.07.2023.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 8, p.7-22, 2009.

MORIN, E.; LE MOIGNE, J. A Inteligência da Complexidade. SP: Peiropólis, 1999.

MORINE- DERSHINER, G.; KENT, T. The complex nature and spurces of teachers´ pedagogical knowledge. In: GESS NEWSOME (Ed.). Examiming Pedagical content knowledge the construct and its implications for science education. New York: Kluwer Academic Press, p. 21-50, 2003.

MOTA; D.; MESQUITA, S. Avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia: análise das ancoragens das representações sociais de professores. Revista de Ensino de Biologia, v. 16, n.1, p. 163-182, 2023. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.957.

OSBORNE, J; PIMENTEL; D. Science education in an age of misinformation. Stanford University: Stanford, California, 2023.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. SP: Cortez (3a edição), 2005, p. 17- 52.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Alêtheia, 2021.

POSTHOLM, M. Teachers´ professional development in schools: a review study. Cogent Education, v. 5, n.1, p. 1-22, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2331186x.2018.1522781. Acesso em 19.07.2023.

QURESHI, A.; DEMIR, K., A Comparative Review of the Literature on Pakisani Science Teachers’ Professional Development. Science Education International, v. 30, n. 3, pp. 223¬235, p.223-235, 2019. Disponível em: https:// DOI: 10.33828/sei.v30.i3.9. Acesso em 18.07. 2023.

RAISSA, F.; ARAÚJO, A. Teacher Professional Development: field of knowledge rise. Creative Education, v. 9, p. 658-674, 2018. Disponível em: http://www.scirp./org/journal/ce. Acesso em 20.072023.

REYNOLDS, M. From fracture to structure: a study examining the characteristics of PCK and PCK development of science teachers in an undergraduate teacher preparation program. Dssertação (Doutoramento em Science Education) - Graduate Faculty of North Carolina State, 2020.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SOLBES, J.; TORRES, N. Analisis de las competências de pensamento crítico desde el aborde de las cuestiones sociocientíficas. Didactica de las ciências experimentales y sociales, n. 26, p. 246-269, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7203/dces.26.1928. Acesso em 18.07.2023.

SOUZA, V.; BONIFÁCIO, V.; RODRIGUES, A. Schools visits to science museums: a framework for analysing teachers´ practices. Journal of Science Teacher Education, v.34, n.4, p.329-351, 2023.

UNESCO. Ciência para o século XXI: um novo compromisso. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO, 1999.

UNESCO. REIMAGINAR NOSSOS FUTUROS JUNTOS: Um novo contrato social para a educação. Lisboa: Comissão Europeia, 2022

UNESCO. RELATÓRIO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE OS FUTUROS DA EDUCAÇÃO. Brasília: UNESCO, 2022.

UNLU, Z.; DOKMEB, I.; TUFEKCIC; A. An action-research on teaching science through technology supported inquiry - based learning: a pilot study. Procedia - Social and Behavioral Sciences n. 186, p. 46 – 52, 2015.

VIEIRA, R.; VIEIRA, C. 25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na educação. In: HERRERA, A; SALAZAR, A. (Org). Pensamiento critico en Iberoamérica. Teoria e intervención transdisciplinar. México: Editorial Torres, p. 23-44, 2021.

VIEIRA R; VIEIRA, C.; MARTINS, I. Critical thinking: conceptual clarification and its importance in science education. Science Education International, v. 22, n.1, p. 43-54, 2011.

WHITWORTH, B.; CHIU, J. Professional development and teacher change: the missing leadership link. Journal of Science Teacher Education, v. 26, n. 2, p. 121-137, 2015.

ZEICHNER, K. A Formação Reflexiva de Professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

22-02-2024

Como Citar

CACHAPUZ, A. Desenvolvimento Profissional dos Professores de Ciências: em defesa de uma visão sistémica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 507–529, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31538. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31538. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê