O ensino por investigação e a formação inicial de professores de ciências: um estudo a partir de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31977Palavras-chave:
Ensino por Investigação; Formação de professores de Ciências; Espaços formativos.Resumo
É sabido que o Ensino por Investigação tem apresentado potencialidades para a inserção de práticas científicas nas aulas de Ciências, sendo observado uma carência na área de Ciências da Natureza. À vista disso, nota-se a necessidade de aproximar essa abordagem didática com o processo de formação de professores, desde a formação inicial. Pensando nestas questões, o presente estudo buscou identificar quais são os espaços formativos que estão sendo utilizados na formação inicial de professores de Ciências para promover uma aproximação com o Ensino por Investigação. Assim, a presente investigação baseou-se em uma pesquisa de estado da arte, mapeando no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um total de 424 pesquisas que discutem o “Ensino por Investigação” e “Ensino de Ciências por Investigação”. Ao adicionar o filtro “Área de Ensino de Ciências e Matemática”, teve-se um total de 236 pesquisas. Deste total, 18 centram-se na formação inicial de professores, compreendendo o corpus desta pesquisa. A análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva e pôde-se perceber que os espaços formativos mais utilizados são as disciplinas comuns na licenciatura, como Estágios Supervisionados, disciplinas especificas, PIBID, cursos e minicursos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018
CAMPOS, N. F. Desafios e possibilidades no planejamento de atividades investigativas: oportunidade de construção de conhecimentos por licenciando de biologia. 2020. 237f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
CARDOSO, M. J. C. Identificação e descrição de elementos do ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial. 2017. 170f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2017.
CARDOSO, M. L. D. Fotossíntese no século XVIII: uma abordagem histórico investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das Ciências. 2018. 176f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, São Paulo, 2018.
CARVALHO, A. M. P. de. (Org). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2016.
CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018.
CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
COSTA, D. G. O ensino de Ciências por Investigação na perspectiva da Ensinagem: contribuições para a formação inicial de professores. 2020. 153f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
CUNHA, S. L. Ensino de Ciências e Desenvolvimento moral: uma proposta de Ensino por Investigação para a promoção da autonomia. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2020.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
GONZAGA, K. R. A experimentação no ensino de química e os saberes indígenas. 2020. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2020.
JÚNIOR, A. L. de. M.; MORAIS, R. de. Estudo de caso como estratégia de investigação qualitativa em educação. Ensaios pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 26-33, jan./abr. 2018.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU. Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
KRASILCHIK, M. Reforma e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, jan,/mar. 2000.
MIRANDA, M.; SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. Promovendo a Alfabetização Científica por meio de Ensino Investigativo no Ensino Médio de Química: contribuições para a formação inicial docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 555–583.
MONTEIRO, P. C. A experimentação investigativa: um estudo com licenciando em química. 2018. 165f. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciências e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
MOURA, C. E. B. S. O ensino por investigação como estratégia de mediação na formação inicial de professores de Ciências. 2021. 82f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2021.
NOBILE, C. M. B. Ensino de Ciências por Investigação no Contexto do Pibid: contribuições à formação de professores de Química. 2022. 152f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Federal do Paraná, Londrina, 2022.
OLIVEIRA, A. L. Um estudo sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências: o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo. 2013. 231f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2013.
PERMEJANE, F. B. As diferentes dimensões dos conteúdos de ensino e aprendizagem propostos por licenciandos de biologia em Sequências Didáticas Investigativas. 2020. 166f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
PRSYBYCIEM, M. M. Alfabetização científico-tecnológico e ativismo fundamentado na formação inicial de professores em Ciências Biológicas. 2022. 350f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, A. G. S. R. (Re)pensar o ensino de Ciências da natureza com professores em formação inicial: um estudo no curso de pedagogia. 2020. 179f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoa, 2020.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, número especial, p. 49-67, 2015.
SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/Santiago: REDUC, 1991.
SOUZA, T. S. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 20221
VIDIGAL, W. Q. Elaboração de aplicação de atividades investigativas na formação inicial de professores da educação básica em astronomia. 2019. 269f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
VILARRUBIA, A. C. F. Aspectos do ensino por investigação em uma Sequência Didática por futuros professores de Biologia. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo. 2017
ZIA, I. C. A. Estudo da formação inicial sob a dimensão dos saberes docentes e do ensino de Ciências por investigação. 2014. 178f. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Santo André, 2014.
ZOMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no Ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, set-dez. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.