Representações sociais de meio ambiente de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.31989

Palavras-chave:

Sensu Comum; Concepções de Ambiente; Análise Prototípica.

Resumo

A compreensão sobre o Meio Ambiente (MA) e suas relações pode ter um impacto significativo no contexto social. Por isso, este estudo buscou compreender as Representações Sociais de MA entre um grupo de professores em formação continuada dada a relevância de suas concepções no processo educativo. Utilizamos como percurso metodológico a técnica de Evocação Livre de Palavras, baseada na abordagem estruturalista (teoria do Núcleo Central) das Representações Sociais, associada à análise de similitude. Os resultados apontaram que as representações dos professores carregam elementos naturalistas de MA e tiveram como elementos centrais os grupos semânticos “sustentabilidade” e “preservação” desconsiderando uma perspectiva mais holística de MA que contemple elementos culturais, sociais, políticos, dentre outros. A predominância dessa representação sugere a necessidade de ampliação da temática ambiental na formação básica e continuada de professores de forma mais ampla e interdisciplinar.

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

JÚNIOR, C. A. de O. M.; GASPI, S. de; ANASTÁCIO, Z. F. C. Representações sociais de meio ambiente de professores. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.31989. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31989. Acesso em: 26 out. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo