Problemas investigativos na formação inicial de professores das ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.32000Palabras clave:
Ciências da Natureza; Formação docente; Resolução de problemas.Resumen
As abordagens investigativas apresentam potencial de participação ativa dos educandos na busca dessas respostas, desta forma, destaca-se a necessidade de propiciar o contato com teoria e prática aos docentes. Este estudo apresenta a inserção de atividades investigativas com o uso de resoluções de problemas para licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as características de contextualização, motivação, reflexão crítica e investigação nos problemas elaborados pelo professor pesquisador e pelos acadêmicos. Esses problemas foram resolvidos pelo grupo de futuros professores da área das Ciências da Natureza durante uma ação formativa com encontros síncronos e assíncronos. A formação possibilitou a vivência dos licenciandos com atividades investigativas, com a teoria e a prática, com alternativas para construção e resolução de problemas, com inserções de outros recursos além do textual.
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