Problemas investigativos na formação inicial de professores das ciências da natureza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.32000

Palabras clave:

Ciências da Natureza; Formação docente; Resolução de problemas.

Resumen

As abordagens investigativas apresentam potencial de participação ativa dos educandos na busca dessas respostas, desta forma, destaca-se a necessidade de propiciar o contato com teoria e prática aos docentes. Este estudo apresenta a inserção de atividades investigativas com o uso de resoluções de problemas para licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química.  O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as características de contextualização, motivação, reflexão crítica e investigação nos problemas elaborados pelo professor pesquisador e pelos acadêmicos. Esses problemas foram resolvidos pelo grupo de futuros professores da área das Ciências da Natureza durante uma ação formativa com encontros síncronos e assíncronos. A formação possibilitou a vivência dos licenciandos com atividades investigativas, com a teoria e a prática, com alternativas para construção e resolução de problemas, com inserções de outros recursos além do textual.

Citas

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Publicado

15-08-2025

Cómo citar

MARQUES, J. F. Z.; DREHMER-MARQUES, K. C.; SAUERWEIN, I. P. S. Problemas investigativos na formação inicial de professores das ciências da natureza. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 130–157, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.32000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32000. Acesso em: 18 ago. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo