Desenvolvimento profissional de educadores em/para Clubes de ciências: compreensões a partir da histõria da Rede Municipal de ensino de Blumenau – SC
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32005Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente; Clubes de Ciências; Escola.Resumo
Nesta pesquisa articula-se compreensões sobre um percurso histórico de 30 anos de funcionamento do projeto Clubes de Ciências na Rede Municipal de Educação de Blumenau com dimensões ao desenvolvimento profissional dos seus educadores clubistas. Ao investigar essa história, na perspectiva dos seus coordenadores, espera-se contribuir para o campo de estudos de desenvolvimento profissional no contexto da Educação Não Formal (ENF), especialmente nos Clubes de Ciências. Diante disso, com o objetivo de compreender os processos do desenvolvimento profissional de educadores que atuam nessa rede, foram gerados dados com coordenadores clubistas por meio de grupos de discussão e investigação documental. Para interpretações, foram sistematizadas seis fases de funcionamento dos Clubes ao longo da sua história e identificados aspectos individuais e coletivos, da prática, identidade e formação profissional. Com o estudo de caso pode-se depreender que desenvolver-se como educador em/para Clube de Ciências envolve as especificidades da ENF e da educação científica em interface com percursos formativos nas dimensões: compartilhar, cocriar, conectar, colaborar, comprometer e continuar formando-se em processos permanentes, bem como planejados pelas instituições promotoras a fim de demarcar a valorização desses profissionais, o compromisso com a educação científica dos estudantes e o lugar do Clube de Ciências nas políticas educacionais.
Referências
GOHN, G. M. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
MANCUSO, R.; LIMA, V. M. DO R.; BANDEIRA, V. A. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.
MENEZES, C.; SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. S. Clubes de Ciências como espaço de alfabetização científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, v.7, n.3, p. 811-833, set./dez. 2012.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: revista de Ciências da educação, v. 08, p. 7–22, 2009.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
PRÁ, G.; TOMIO, D. Clube de Ciências: condições de produção da pesquisa em educação científica no Brasil. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 179–207, 2014.
RODRIGUES, F. O desenvolvimento profissional de educadores em clubes de ciências: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Blumenau. 2022. 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2022.
RONCHI, R. R. Desenvolvimento profissional docente na educação não formal: saberes a partir do Programa SESI Ciências Itinerante. 2018. 159p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2018.
ROSITO, B. A.; LIMA, V.M.R. Conversas sobre Clubes de Ciências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020.
SACRISTÁN, J. G. Contextos de determinação da prática profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63-88.
SCHMITZ, V.; TOMIO, D. O Clube de Ciências como prática educativa na escola: uma revisão sistemática acerca de sua identidade educadora. Investigações em Ensino de Ciencias, v. 24, n. 3, p. 305–324, 2019.
TOMIO, D.; HERMANN, A. P. Mapeamento Dos Clubes de Ciências Da América Latina E Construção Do Site Da Rede Internacional De Clubes de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, p. 1–23, 2019.
VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203 -220, 2014.
ZUCCHETTI, D. T. Educação não formal e o educador social . Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Educação, v. 35, n. 1, p. 137–138, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.