A experiência de um percurso formativo docente no PIBID de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.32938

Palabras clave:

Formação inicial; PROLICEN; Aprendizagem; Processo formativo.

Resumen

Este trabalho se fundamenta na pesquisa qualitativa com enfoque na observação participante, desenvolvido por meio do acompanhamento das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma instituição pública do Estado do Mato Grosso do Sul, UFGD. É constituído por professores orientadores, supervisores e acadêmicos de iniciação à docência. O contexto investigativo tem como objetivo discutir o percurso formativo, a metodologia e a organização do PIBID, investigando as oportunidades de aprendizagem proporcionadas pelos eventos formativos ocorridos no âmbito do programa. Para a produção de informações, utilizou-se a análise dos registros de diário de campo. Os resultados apontam para a necessidade de um processo contínuo de (re)organização do percurso formativo em reuniões de formação, reuniões de planejamento, ações de desenvolvimento colaborativo das atividades pedagógicas e reuniões de (re)avaliação. Consideramos que tais atividades, durante a formação inicial, se constituem como essenciais para a criação de um ambiente favorável ao exercício da reflexividade docente, incluindo a valorização da práxis pedagógica e a atualização constante das unidades curriculares.

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Publicado

20-08-2025

Cómo citar

PEREIRA, A. de S.; BOCATO , L. V.; MARTINEZ, I. G. A experiência de um percurso formativo docente no PIBID de Química. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 203–231, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.32938. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32938. Acesso em: 5 sep. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo