Retalhos de si: o testemunho ético do ser professor
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33332Palavras-chave:
Ética estética; Formação docente; Prática profissional.Resumo
Este trabalho tem como objetivo estimular a reflexão e comunicar sobre a ética do ser professor, inspirado na bricolagem como “experiência estética” (Hermann, 2010), junto aos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE). A pesquisa foi motivada pelo estudo do capítulo “Ética e prática profissional” da autora Isabel Baptista (2005), que levanta questões sobre o trabalho docente e o sentido da profissão, incentivando uma análise crítica das escolhas éticas ao longo da formação docente. Por meio de uma abordagem qualitativa, analisaram-se produções em bricolagem como representação estética da ética do ser professor na prática profissional, em um exercício reflexivo-estético vivido no GRUPEE, fundamentado nos estudos de Baptista (2005) sobre o estatuto ético-deontológico da docência. A produção permitiu mobilizar memórias, imagens, cores, sentimentos e emoções, compondo um processo formativo contínuo (Nóvoa, 1999) e constitutivo da prática docente, expresso na bricolagem. Concluímos que o exercício da docência requer um compromisso individual e coletivo com a formação contínua, entendido como um desenvolvimento profissional em um movimento ético-estético (Freire, 2011; Baptista, 2005), que desperta a reflexão sobre a ética consigo mesmo e com o outro, valores, condutas, crenças, ritos e ritmos que compõem a trajetória profissional de cada educador.
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