A relação eu-outro na constituição do advogado-professor em professor-advogado
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33484Palavras-chave:
entrevistas narrativas; relações dialógicas; formação do advogado-professor.Resumo
Tradicionalmente, nas universidades, é comum que profissionais bacharéis sem a formação didático-pedagógica ocupem a posição de professor de cursos de graduação e esse cenário é bastante comum nos cursos de Direito. Por isso, este artigo, que é resultado de uma pesquisa de doutorado, busca compreender como a relação eu-outro contribui para a constituição do advogado-professor em professor-advogado. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva e nas considerações do método (auto)biográfico, realizamos entrevistas narrativas com quatro docentes do curso de Direito de uma instituição privada situada no interior de São Paulo. As entrevistas foram transcritas e analisadas considerando os procedimentos da análise dialógica do discurso. Nossas análises demonstram que esses professores se constituem na relação com o outro a partir das situações vivenciadas no processo de interlocução verbal seja com ex-professores, alunos, colegas entre outros. Também aponta para a necessidade de as universidades terem um olhar mais acurado para a formação docente, uma vez que, na maioria das vezes, o processo formativo do professor do ensino superior é visto como solitário e individual.
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
CUNHA, S. da; SIMÃO, C. A pesquisa em educação e o recurso metodológico das narrativas: uma aproximação com a teoria histórico-cultural. Revista Telas, v.14, n.31. p.109-120, maio/ago. de 2013.
FREITAS, M. T. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa. Educação, Arte e Vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
MAGALHÃES, J. C. P. O conceito de exotopia em Bakthin: uma análise de O filho eterno, de Cristóvão Tezza. Dissertação (Mestrado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes: Universidade Federal do Paraná, 2010.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios da Linguagem. Uberlândia, n. 3, v. 10, p.1076-1094, jul. 2016.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.