A relação eu-outro na constituição do advogado-professor em professor-advogado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33484

Palavras-chave:

entrevistas narrativas; relações dialógicas; formação do advogado-professor.

Resumo

Tradicionalmente, nas universidades, é comum que profissionais bacharéis sem a formação didático-pedagógica ocupem a posição de professor de cursos de graduação e esse cenário é bastante comum nos cursos de Direito. Por isso, este artigo, que é resultado de uma pesquisa de doutorado, busca compreender como a relação eu-outro contribui para a constituição do advogado-professor em professor-advogado. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva e nas considerações do método (auto)biográfico, realizamos entrevistas narrativas com quatro docentes do curso de Direito de uma instituição privada situada no interior de São Paulo. As entrevistas foram transcritas e analisadas considerando os procedimentos da análise dialógica do discurso. Nossas análises demonstram que esses professores se constituem na relação com o outro a partir das situações vivenciadas no processo de interlocução verbal seja com ex-professores, alunos, colegas entre outros. Também aponta para a necessidade de as universidades terem um olhar mais acurado para a formação docente, uma vez que, na maioria das vezes, o processo formativo do professor do ensino superior é visto como solitário e individual.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

CUNHA, S. da; SIMÃO, C. A pesquisa em educação e o recurso metodológico das narrativas: uma aproximação com a teoria histórico-cultural. Revista Telas, v.14, n.31. p.109-120, maio/ago. de 2013.

FREITAS, M. T. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa. Educação, Arte e Vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

MAGALHÃES, J. C. P. O conceito de exotopia em Bakthin: uma análise de O filho eterno, de Cristóvão Tezza. Dissertação (Mestrado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes: Universidade Federal do Paraná, 2010.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios da Linguagem. Uberlândia, n. 3, v. 10, p.1076-1094, jul. 2016.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

14-04-2025

Como Citar

LIMA, G. L. da S. P.; MORETTO, M. A relação eu-outro na constituição do advogado-professor em professor-advogado. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 62–81, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33484. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33484. Acesso em: 19 abr. 2025.