A agenda 2030 e a qualidade da educação: nova forma de governamentalidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34223

Palavras-chave:

Agenda 2030; Educação de Qualidade; Governamentalidade.

Resumo

O presente artigo, intitulado “Agenda 2030 e a qualidade da educação: nova forma de governamentalidade?”, tem como objetivo problematizar o discurso dos organismos internacionais pelo documento da Agenda 2030 em Educação como forma de governamentalidade, identificando a concepção de educação presente nesse documento internacional e os efeitos de sentido da qualidade em educação. Este trabalho se justifica, tanto no âmbito acadêmico quanto social, pela sua relevância, especialmente considerando a escassez de pesquisas foucaultianas nessa área, contribuindo, assim, para apontar a racionalidade que sustenta o discurso da política da Agenda 2030 para a Educação. A análise fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault, que oferece conceitos e ferramentas teóricas, especialmente a noção de governamentalidade, essenciais para examinar o discurso da Agenda 2030 - Educação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e documental, com consultas aos sites oficiais, tanto nacionais quanto internacionais. As conclusões evidenciam que a educação está profundamente influenciada pelo crescimento econômico, inserida em um contexto de acumulação de capital.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

 

 

Referências

AKKARI, A. A AGENDA INTERNACIONAL PARA EDUCAÇÃO 2030: CONSENSO “FRÁGIL” OU INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO DOS ATORES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI?. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 17, n. 53, p. 937–958, 2017. DOI: 10.7213/1981-416X.17.053.AO11. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8495. Acesso em: 5 jun. 2025.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

CASTRO, E. Biopolítica y Gubernamentalidad. Temas & Matizes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 8–18, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v6i11.2498. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2498. Acesso em: 29 set. 2024.

DARDOT, P. A nova razão do mundo [recurso eletrônico]: ensaio sobre a sociedade neoliberal. In: Pierre Dardot, Christian Laval (org.); tradução Mariana Echalar - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/2001. DOI: 10.1590/S0100-15742001000300009.

FIMYAR, O. Governamentalidade como Ferramenta Conceitual na Pesquisa de Políticas Educacionais. Educação & Realidade, [S. l.], v. 34, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8308. Acesso em: 5 jun. 2025.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 5ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 11ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população: Curso dado no Collège de France, 1977-1978. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MACHADO, R. Ciência e Saber: a Trajetória da Arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

MASCIA, M. A. A. Subject in Education for the 21st century: a discursive analysis of the impacts of PISA in Brazil. In: FAN, Guorui e POPKEWITZ, T. (Ogs). Handbook of Education Policy Studies. Volume 2, School/University, Curriculum, and Assessment. Springer Nature: Singapore, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-981-13-8343-4_15. Acesso em: 20 set. 2024.

MOREIRA. A. F. B. O Pensamento de Foucault e suas contribuições para a Educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 309-313, Jan./Abr. 2005. DOI: 10.1590/S0101-73302005000100014. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 set. 2024.

ONU BR – NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU BR. A Agenda 2030. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 set. 2024.

RODRIGUES, L. de P.; SOUZA, V. de F. M. de. Implicações do processo de expansão do neoliberalismo na formação inicial docente: uma análise a partir dos documentos da UNESCO. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 7, p. e10478, 2022. DOI: 10.20873/uft.rbec.e10478. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/10478. Acesso em: 5 jun. 2025.

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 21–38, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/4359. Acesso em: 5 jun. 2025.

SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, I. M. S. Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 693–714, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13785. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13785. Acesso em: 2 jun. 2025.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291. Acesso em: 29 set. 2024.

UNESCO. Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232565. Acesso em: 25 set. 2024.

UNESCO. Fórum Mundial de Educação 2015 – maio 19-22, Coreia do Sul. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação da Educação – Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Brasília: Unesco, 2016. Disponível em: https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/aa_ppdeficiencia/aa_ppd_educacaoinclusiva/Declara%C3%A7%C3%A3o%20de%20Incheon%20e%20Marco%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20-%20Educa%C3%A7%C3%A3o%202030.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.

VEIGA-NETO. Foucault & a Educação. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

DELLOVA, R. S.; MASCIA, M. A. A. A agenda 2030 e a qualidade da educação: nova forma de governamentalidade?. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 11–29, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34223. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34223. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS