Supervised internship and its implications in teacher training process: in focus the educational management and non-school spaces
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18305Keywords:
Education. Educational management. Supervised internship. Non-school spaces.Abstract
The objective of the paper was seize about the supervised internship in Educational Management of the Pedagogy Course from State University of Maringa, and it's implications on the pedagogical formation process. This research, derived from the relation between theory and practice on the educational field, seeks to guide a practice compatible with the educational scenario and the Brazilian public school. Prepare future managers is a task that has the construction of specific knowledge of the studied area and that are in communion with the diversified development of society and interpersonal relations. For this, we used as a basis the analysis of the role of the stage in the formation of the pedagogue, since this is who gives the student the contact with the multi-realities of his future profession.References
BARRETO, M. I. As organizações sociais na reforma do Estado brasileiro. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; GRAU, N. C. (Orgs.). O público não estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. p. 107-150.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 10 de out. de 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Brasília, DF: SEED, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 18 de jan. de 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Diário Oficial. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 10 de dez. de 2016.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso: em: 10 de dez. de 2016.
BRESSER-PEREIRA, L. C. O público não estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.
COELHO, M. P.; VOLSI, M. E. F. Bases legais da gestão democrática da educação e da escola. In: NOMA, A. K.; TOLEDO, C. de A. A. de. Políticas públicas e educação escolar no Brasil. Maringá: Eduem, 2017. p. 107-128.
GOMES, M. de O. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
LIBANORI, G. A.; STABELINI, A. M.; FREITAS, M. de. ONGs na gestão: a capacitação de gestores escolares pelo instituto Ayrton Senna e pela organização cidade escola aprendiz. III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação. 2012. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/GuilhermeAndolfattoLibanori_res_int_GT7.pdf> Acesso em: 30 de jan. de 2017.
OSLAK, O. Sociedade e Estado: superando fronteiras. São Paulo: Fundap, 1998.
PERRUDE, M. R. da S. Reforma do Estado e da Educação no Brasil a partir da década de 1990: novos padrões de administração pública e de gestão educacional. In: NOMA, A. K.; TOLEDO, C. de A. A. de. Políticas públicas e educação escolar no Brasil. Maringá:Eduem, 2017. p.41-58.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v.15, n.44, p. 380-392, ago. 2010.
SILVA, A. L. F.; PERRUDE, M. R. A atuação do pedagogo em espaços não formais: algumas reflexões. Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL. Edição nº 4, vol. 1, jul.-dez. 2013. Disponível em: < www.uel.br/revistas/.../TEXTO%205%20-%20p.%2046%20a%2056.pdf>. Acesso em: 10 de dez. de 2016.
VIEIRA, S. L. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In: LUCE, M. B.; MEDEIROS, I. L. P. (Orgs.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, p. 27-42.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.