Análise das experiências relatadas por licenciandos em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica

Authors

  • Enio de Lorena Stanzani Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1787-0534
  • Angélica Cristina Rivelini Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1050-8003
  • José Bento Suart Júnior Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1162-1032

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26400
Supporting Agencies
CAPES

Keywords:

Formação Inicial de Professores. Política Nacional de Formação de Professores. Prática Profissional.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e vivências consolidadas durante o desenvolvimento das atividades do primeiro edital (2018-2020) do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no subprojeto do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Apucarana com base nas reflexões dos residentes. Nesse contexto, os relatórios finais dos 24 licenciandos/bolsistas foram analisados e interpretados a fim de possibilitar a construção de nossas reflexões, as quais se fundamentaram em três categorias assumidas a priori: (1) contribuições para a formação profissional; (2) dificuldades no desenvolvimento da prática; e (3) melhorias na formação do professor. Como resultado, os residentes destacam a importância das atividades do PRP enquanto ambiente de prática, possibilitando a reflexão sobre as teorias e metodologias de ensino aplicadas às situações reais de sala de aula, assim como dos momentos de socialização e de troca de experiências. Eles enfatizam, porém, que dificuldades relacionadas ao tempo destinado às regências e à sua própria inexperiência na organização dos elementos da docência devem permitir um repensar das ações formativas propostas no PRP.

Author Biography

Enio de Lorena Stanzani, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL)

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Published

14-02-2022

How to Cite

DE LORENA STANZANI, E.; RIVELINI, A. C.; SUART JÚNIOR, J. B. Análise das experiências relatadas por licenciandos em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 138–161, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26400. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26400. Acesso em: 11 apr. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores