Docência Compartilhada: uma experiência prática no ensino da Biologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26407Abstract
O trabalho pedagógico, na Docência Compartilhada, envolve planejamento e organização de atividades pedagógicas pelo professor titular e por licenciandos. Esta participação com o outro profissional com formação conjunta engrandece o ato de educar do docente, oportunizando um exercício profissional mais humanizado, com relações interpessoais fortalecidas, visto que ocorrem comparações de ideias e um diálogo constante para elaborar atividades. Os estudantes devem ser motivados a exercitar a observação, a experimentação e a investigação, desse modo as atividades experimentais podem servir de estratégia de ensino, e o professor poderá trabalhar conceitos ou até mesmo discutir ideias, unindo desta forma a teoria e a prática. Além de serem atrativas, essas atividades ajudam o aluno a lidar com diversos conceitos abstratos encontradas em livros didáticos. Através de um relato de experiência, este artigo tem por objetivo descrever a vivência relacionada à aplicação das atividades experimentais pelos estudantes de Biologia da Universidade de Caxias do Sul e pela professora do Colégio Estadual Imigrante, Eloise Vieira de Lima, para o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O conteúdo abordado foi na parte de Citologia, voltado à osmose. A inserção de bolsistas do PIBID com profissionais do ambiente escolar pode ajudar a aprimorar práticas pedagógicas, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Temas & Matizes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.