Docência Compartilhada: uma experiência prática no ensino da Biologia

Authors

  • Daniele Andreis
  • Carine Cristina Serafim Matos
  • Eloise Vieira Lima
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26407
Supporting Agencies

Abstract

O trabalho pedagógico, na Docência Compartilhada, envolve planejamento e organização de atividades pedagógicas pelo professor titular e por licenciandos. Esta participação com o outro profissional com formação conjunta engrandece o ato de educar do docente, oportunizando um exercício profissional mais humanizado, com relações interpessoais fortalecidas, visto que ocorrem comparações de ideias e um diálogo constante para elaborar atividades. Os estudantes devem ser motivados a exercitar a observação, a experimentação e a investigação, desse modo as atividades experimentais podem servir de estratégia de ensino, e o professor poderá trabalhar conceitos ou até mesmo discutir ideias, unindo desta forma a teoria e a prática. Além de serem atrativas, essas atividades ajudam o aluno a lidar com diversos conceitos abstratos encontradas em livros didáticos. Através de um relato de experiência, este artigo tem por objetivo descrever a vivência relacionada à aplicação das atividades experimentais pelos estudantes de Biologia da Universidade de Caxias do Sul e pela professora do Colégio Estadual Imigrante, Eloise Vieira de Lima, para o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O conteúdo abordado foi na parte de Citologia, voltado à osmose. A inserção de bolsistas do PIBID com profissionais do ambiente escolar pode ajudar a aprimorar práticas pedagógicas, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Published

14-02-2022

How to Cite

ANDREIS, D.; SERAFIM MATOS, C. C.; VIEIRA LIMA, E.; BRAMBATTI GUZZO, G. Docência Compartilhada: uma experiência prática no ensino da Biologia. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 103–116, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26407. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26407. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores