O ensino de história através de tecnologias: uma experiência da utilização do SOCRATIVE em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26417
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de História. Gamificação. Metodologias Ativas. Socrative.

Resumo

O presente artigo almeja demonstrar a importância da adaptação dos professores em frente ao panorama digital atual e as valiosas potencialidades que os celulares trazem. Através das ideias de educação de Paulo Freire, da teoria da autorregulação da aprendizagem, de estudos sobre metodologias ativas de ensino, de discussões sobre tecnologias na educação e mais especificamente gamificação da educação, pretende-se edificar uma apologia da aproximação entre ensino de história e tecnologias, principalmente através de jogos interativos. Para tanto, retrata-se neste artigo uma atividade efetuada por atuantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Professor José Vilagelin Neto, na região urbana de Campinas-SP, na qual aplicou-se o uso do aplicativo Socrative em uma das aulas, em duas turmas de 9º ano. Isto posto, observou-se através de um feedback instantâneo da plataforma as maiores dificuldades e as maiores facilidades dos alunos no que diz respeito à Guerra Fria, possibilitando ao docente atuar de forma mais pontual e certeira para sanar as dúvidas e aprimorar o conhecimento retido pelos alunos. Na questão dos alunos, notou-se um aumento no ânimo durante as aulas e anseio pela volta de atividades que trabalhassem jogos, celulares e ensino de história.

Biografia do Autor

Leonardo Lehmann Concentino, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp)

Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) desde agosto de 2020. Atou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Unicamp), no subprojeto de História. Participou do Programa de Apoio Didático (PAD) na disciplina HH922A - Tópicos Especiais em Teoria da História no primeiro semestre de 2020. Tem interesse nas áreas de: História Contemporânea e Teoria da História.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

CONCENTINO, L. L. O ensino de história através de tecnologias: uma experiência da utilização do SOCRATIVE em sala de aula. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 39–63, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26417. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26417. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores