Classificação dos seres vivos: uma proposta do uso do ensino por investigação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.31930

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Ensino de Ciências; Sequência didática investigativa.

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação vai além de conceituar os processos que ocorrem na Ciência. Na abordagem investigativa, os alunos têm a oportunidade de falar, pensar, criar e ouvir uns aos outros, se apropriando de critérios utilizados pela Ciência. O objetivo desta pesquisa é apresentar o uso do Ensino de Ciências por Investigação sobre a temática Classificação dos Seres Vivos, demonstrando suas possibilidades no desenvolvimento tanto de um currículo conceitual quanto científico que considera o legado epistêmico da Ciência. A atividade foi realizada durante visita ao Laboratório de Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana-MS. Participaram da atividade sete escolas, contabilizando 126 alunos do Ensino Fundamental II. Os alunos conheceram a Coleção Zoológica e participaram de atividades investigativas. Como resultado foi observado que o Ensino de Ciências por Investigação possibilitou aos alunos compreenderem aspectos relacionados à biodiversidade, a classificação dos seres vivos e a representatividade da fauna local. A abordagem didática investigativa desenvolvida nesta pesquisa apresentou-se eficaz ao estimular a participação dos alunos na busca por respostas e elucidação das hipóteses levantadas. Bem como na interpretação do porquê dos conceitos estudados e da relação dos conceitos com o dia a dia da sociedade.

 

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Publicado

20-08-2025

Como Citar

LIMA, T. do N.; OLIVEIRA , L. F. L. de; ARGUELHO , E. G.; ALVES , E. P. Classificação dos seres vivos: uma proposta do uso do ensino por investigação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental II. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 179–202, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.31930. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31930. Acesso em: 27 ago. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo