Formação continuada de professores de química do ensino superior: A construção da cultura de colaboração a partir da reflexão coletiva sobre relatos de experiências
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32021Keywords:
Teacher training, Teacher Isolation, Teaching in Higher EducationAbstract
The present article sought to understand how a formative process with collaborative characteristics among higher education Chemistry professors promotes reflection and collaboration among the educators. The methodological approach was qualitative, following the principles of collaborative action-research. As data collection instruments, we used an online questionnaire and recordings of the formative process meetings. For this study, we selected data from the questionnaire and meetings that aimed to discuss practices classified as successful by the educators. The analysis of this data was carried out through Content Analysis, focusing on the a priori category: Reflection on practice. The results analysis shows that the culture of collaboration among teachers is still limited, but there are efforts to overcome teacher isolation, demonstrating that collaboration needs to be strengthened through continuous professional development processes.
References
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. v.8. (Coleção questões da nossa época). Cortez, 2022. E-book. ISBN 9786555553185. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555553185/. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL, Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Brasília. 1965
DEWEY, J. "Como Pensamos: Como se realiza o pensamento reflexivo", Nova Fronteira. 1933
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3ª. ed. São Paulo: Nacional. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 1959
FERRAZ, V. G. L.; LOPES, J. G. S. Formação continuada para a docência no Ensino Superior: a visão de professores e as contribuições de espaços de compartilhamento de experiências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-26, 2022.
GEMELLI, C. E.; CLOSS, L. Q. Trabalho docente no ensino superior: Análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019). Educação & Sociedade, v. 43, 2022.
GUIMARÃES, Alan C. V. O uso de mapas conceituais na construção do conhecimento: um olhar a partir dos conteúdos de Eletroquímica no Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Química) - Faculdade de Química, Universidade Federal de Juizde Fora, Juiz de Fora, 91 f. 2020.
HARGREAVES, A. Os Professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: McGraw-Hill, 1998.
LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 9ª ed. Rio de Janeiro. Editora Atlas, 2021.
LOPES, J. G. S; SILVA JUNIOR, L. A. estudo e caracterização do pensamento docente espontâneo de ingressantes de um curso de licenciatura em Química. Revista Ensaio ,v.16 ,n. 01, p. 131-148, 2014
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n.8. 2009.
MEGID, M. A. B. A.; WASCONCELOS, V. L. B. M. Pesquisa colaborativa, práticas e grupos colaborativos. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9784. Acesso em: 26 jul. 2022.
PACHECO DOS SANTOS, W. T.; BERNARDIM, M. L.; MARTINS, M. A. Gedu - Grupo de Estudos em Docência Universitária: uma experiência de formação pedagógica no ensino superior. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 22–33, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21175. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21175. Acesso em: 30 set. 2023.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12ª ed., São Paulo, Cortez. 2003
SILVA, P. R. Um estudo sobre os desafios para a atuação docente na disciplina Ciências do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
VALADÃO, Dirlene L. Semioses na sala de aula de Química Orgânica no Ensino Superior: um olhar a partir da perspectiva peirceana. Tese (Doutorado em Química) - Faculdade de Química, Universidade Federal de Juizde Fora, Juiz de Fora, 312 f. 2021.
ZEICHNER, K. M., LISTON, D. P. "Reflective Teaching: An Introduction", Lawrence Erlbaum Associates. 1996
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bdDGnvvgjCzj336WkgYgSzq/abstract/?lang=pt. Acesso em 16 abr. 2022
ZANITH, C.C.; LOPES, J. G. S. Preparação para a docência na pós-graduação: um estudo sobre o estágio de docência e outras ações formativas nos programas de pós-graduação em química. In: Estágio de Docência na Pós-Graduação: experiências de docência transformadora. STUMPP, T.; LOPES, J. G. da S.; ROSALEN, M. (Orgs). Diadema: V&V Editora, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.