Célestin Freinet in science teaching: a state of knowledge
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32249Keywords:
Célestin Freinet, Science Teaching, sistematic reviewAbstract
This paper presents a systematic review of national theses and dissertations regarding the presence of Célestin Freinet’s pedagogy in research on Science Teaching. The French educator is known for his educational techniques, for his theory regarding the free method, but also for his way of reinventing the educational system, fighting for schools for the people, rights for teachers and, mainly, for teaching that is closer to everyday life. In this study, only four (4) dissertations were located, which reveal that the relationship between Célestin Freinet’s pedagogy and Science Teaching has been very limited, with what appears most often being his teaching techniques. These, however, are used in an instrumental way within a traditional education, focused on exam results and the job market, to the detriment of the natural method, free expression, cooperation and other principles of Célestin Freinet’s pedagogy
References
CUNHA, C. R.; FORTUNATO, I. 50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 1, p. 554-563, 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661
CUNHA, C. R.; TERRA, C. N.; FORTUNATO, I. Ateliê de Física para o ensino de termodinâmica: relato de projeto de intervenção escolar. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 28-39, 2017.
FORTUNATO, I. Educação, Escola, Direitos Humanos, Sociedade... e Docência: a autoformação alvitrada. Itapetininga: Edições Hipótese, 2023.
FORTUNATO, I. O trabalho na pedagogia Freinet, ou seus marcos pela renovação da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, e022140, 2022. https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17299
FORTUNATO, Ivan. A epistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp, n. 2, p. 1995-2007, 2018. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11904
FORTUNATO, I. 50 anos sem Célestin Freinet, 500 anos de retrocesso das práticas escolares. Journal for Educators, Teachers and Trainers, Granada, v. 7, n. 1, p. 174-181, 2016.
FORTUNATO, I. Algumas ideias de Celestin Freinet para motivar a docência. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, v. 105, p. 34-36, 2013.
FORTUNATO, I.; CUNHA, C. R.; TEMPLE, C. Célestin Freinet’s Pedagogical Invariants: a pathway to free and collaborative school education. Quaderni di didattica della scrittura, Bari, v. 26, n. 2, p. 44-51, 2016.
FORTUNATO, I.; PORTO, M. R. S.; BARROS, F. C. O. M. A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia. Linhas Críticas, Brasilia, v. 28, p. e43217, 2022. https://doi.org/10.26512/lc28202243217
FORTUNATO, I.; SHIGUNOV NETO, A. A contribuição da Revista Brasileira de Iniciação Científica para o Ensino de Física em 10 artigos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 10, e023003, p. 1-12, 2023.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREINET, É. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
FREINET, É. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979.
LEGRAND, L. Célestin Freinet. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010.
MESQUITA, A. C., FORTUNATO, I., CRUZ, J. A. S. O pensamento complexo de Edgar Morin e o ensino de Física: Mapeamento das teses e dissertações brasileiras. Rev. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, e023006, 2023. https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16922
Dissertações mapeadas
BERNARDO, F. P. A. Polo de educação ambiental da Mata Atlântica: um espaço não formal para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação básica e formação de professores) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
CRUZ, J. M. Ensino de ciências por investigação na perspectiva da alfabetização científica: kit do investigador - coronavírus. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino das ciências). Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2022.
MACHADO, L. O. O Ensino de Ciências em escolas alternativas. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
SILVA, B. N. O contexto da prática de voo livre com laboratório didático. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.