Discussões sobre flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33490Keywords:
Intellectual Disability;, Inclusion;, Cultural Historical Theory.Abstract
The theme to which this work was dedicated was Curricular Flexibility for students with Intellectual Disabilities. The objective was to understand the extent to which Curricular Flexibility can contribute to the quality of these people's schooling. Regarding the methodology, an integrative literature review was developed, through a survey of works published in the last four years (2020-2023) on the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) Periodical Portal, on the CAPES Theses and Dissertations Bank and on the Brazilian Library of Theses and Dissertations. Furthermore, a discussion was held on the topic based on studies of Historical-Cultural Theory, addressing the social constitution of human development. Productions on the subject point to the need to work on Curricular Flexibility in schools and deepen research on the subject. Based on the Historical-Cultural Theory, however, it was possible to infer that caution is needed so that Curricular Flexibility does not make work with content precarious, as this is a fundamental factor for the social compensation of people with intellectual disabilities.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.
BONIN, J.; WUO, A. S.; FERRI, C. Justiça curricular e Educação Especial no Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019). Revista Educação Especial, [S. l.], v. 36, n. 1, p. e64/1–25, 2023. DOI: 10.5902/1984686X73430. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/73430. Acesso em: 11 fev. 2025.
BRANDL, C.; PEREIRA, A.; SILVA MALHEIROS, L.; MEDEIROS, D. O Ensino de Ciências em um contexto de inclusão escolar: um estudo de caso. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 159-180, 20 jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11765 Acesso em: 11 fev. 2025.
CUNHA, S. R. F. de C. Processos avaliativos em uma classe do ensino fundamental e no atendimento educacional especializado durante a pandemia. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23323?locale=pt_BR. Acesso em 12 mar. 2024.
DAGA, V. S. C.; PIOVEZANA, L.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 33, p. e78/1–24, 2020. DOI: 10.5902/1984686X55382. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/55382. Acesso em: 11 fev. 2025.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Políticas para a Educação Especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 3, p. 299-316, dez. 2006.
GONÇALVES, V. C. A Educação Especial na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre o currículo e o lugar que diferentes sujeitos ocupam no documento. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São João Del-Rei - Programa: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. / [tradução Rubens Eduardo Frias], -- 2. ed. -- São Paulo: Centauro, 2004.
SANTOS, L. A. O ensino de ciências no contexto inclusivo: flexibilização curricular e apropriação do conhecimento por estudantes com deficiência intelectual. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/337. Acesso em: 10 mar. 2024.
LUZ, R. do N.; CRUZ, L. M. Um estudo sobre Adaptação Curricular no ensino regular: educação inclusiva em foco. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - Reed, [S.L.], v. 3, n. 10, p. 1-16, 31 dez. 2022. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edições UESB.http://dx.doi.org/10.22481/reed.v3i10.11843 .
MALANCHEN, J. Currículo Escolar e Pedagogia Histórico-Crítica: formação emancipadora e resistência ao capital. Colloquium Humanarum, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 123-132, 10 set. 2021. Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ch.2021.v18.h514 .
MARTINS, B. A.; CHACON, M. C. M. Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.L.], p. 1339-1355, 30 jun. 2022. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.17001.
MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Bauru, 2011.
MARTINS, L. M.; Contribuições Da Psicologia Histórico-Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 52, p. 286-300, set 2013 – ISSN: 1676-2584.
MESQUITA, A. M. A.; RODRIGUES, J. R. B.; CASTRO, K. P. de. Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização. Revista Exitus, v. 10, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID968. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/968/894. Acesso em: 21 mar. 2024.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, J. P. de; MATOS, M. A. de S. Planejamentos pedagógicos voltados para crianças com deficiência intelectual: experiências colaborativas a partir da ação do atendimento educacional especializado. Revista Educação Especial, [S.L.], v. 34, n. 1, p. 1-26, 27 dez. 2021. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x67106.
OLIVEIRA J. P. de; SANTOS, N. T. R. dos; Indicadores sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual matriculadas na escola regular. Devir Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e–548, 2022. DOI: 10.30905/rde. v6i1.548. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/548 . Acesso em: 11 fev. 2025.
RODRIGUES M. R.; DE FREITAS LOPES, E. M. A Organização do Trabalho Didático da educação física em tempos de pandemia: alternativas inclusivas ante o isolamento social do estudante com deficiência. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–28986, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.28986. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/28986 Acesso em: 11 fev. 2025.
SANTOS, M. B.; CRUZ, L. M. Flexibilização Curricular e Seus Reflexos na prática e no ambiente escolar para a Educação Inclusiva. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edições UESB. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - Reed, [S.L.], v. 3, n. 9, p. 1-18, 30 set. 2022. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v3i9.11390.
SANTOS, N. T. R. dos. Estratégias para alfabetização que contemplam especificidades de estudantes com deficiência intelectual em produções científicas e diretrizes educacionais. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/382eec5d-2d83-4290-a9f7-9a521f6582fe. Acesso em: 13 mar. 2024.
SILVA, A. W.; Práticas pedagógicas na alfabetização da criança com deficiência intelectual. 185 f. Dissertação de Mestrado em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: Praticaspedagogicasalfabetizacao_Silva_2020.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da. CARVALHO, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v.o, n.1, p. 102-016, 2010.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo (SP) Martins Fontes 2007.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VIGOTSKY, L. S. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. / Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). — Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.