Reflexões sobre as características identitárias dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.33618Palavras-chave:
Identidade; Educação Profissional e Tecnológica; Formação de Professores.Resumo
A partir de entrevistas realizadas com seis professores de um curso de licenciatura, buscamos, em diálogo com a legislação e a literatura científica, avaliar os aspectos identitários acerca dos Institutos Federais (IFs). Desde as entrevistas até a análise dos relatos construídos pelos sujeitos, nos guiamos, de forma central, pela fenomenologia. Durante o processo de compreensão do fenômeno, nos debruçamos sobre as características e transformações dos IFs, avaliando os desafios enfrentados na (re)construção de uma identidade institucional considerando sua origem e a presença de outros modelos formativos e institucionais, especialmente o da racionalidade técnica e o universitário. Nesse sentido, discutimos a aproximação dos IFs ao modelo universitário e as implicações ao (re)conhecimento de sua identidade e o fazer e agir dos docentes. Concluímos que os IFs passam por um processo de (re)definição identitária, no qual é fundamental considerar os objetivos e finalidades estabelecidos na lei, suas raízes históricas, as transformações ocorridas, a territorialidade, a verticalização, sua relação com outras instituições e a sociedade e sua atuação no contexto local e regional associada ao conceito de Rede. Neste processo, a comunidade interna desempenha papel crucial para a reflexão e o debate sobre a identidade e o papel dos IFs.
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