Os professores de Língua Portuguesa e sua atuação para o alcance de indicadores educacionais
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34216Keywords:
IDEB; Large-scale assessments; SAEB testAbstract
O objetivo dessa pesquisa é analisar como os docentes de Língua Portuguesa do 3° ano do Ensino Médio tem atuado para o alcance de indicadores educacionais, em uma escola pública estadual do município de Teotônio Vilela/AL, partindo da seguinte problemática: de que forma os professores de Língua Portuguesa têm atuado para alcançar indicadores educacionais como exigência e padrão de qualidade do ensino nas políticas educacionais? A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica dos estudos de Afonso (2009; 2012), Dourado e Oliveira (2009), Oliveira (2020), Saul (2015) e Sousa (2014). Realizou-se, também, um estudo de caso em uma escola pública estadual que atende ao Ensino Médio, com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizando a aplicação de questionário semiestruturado a dois professores de Língua Portuguesa que lecionam nas turmas do 3° ano do Ensino Médio e que foram avaliados pela Prova SAEB no ano de 2023. Os indicadores educacionais tem sido indutores de políticas, culminando com o estabelecimento de metas, estimulando a competitividade e responsabilizando os docentes pelos resultados nas avaliações em larga escala, em especial, os de Língua Portuguesa e Matemática. Sendo assim, observamos a partir da análise dos dados da pesquisa, uma crítica a uma qualidade da educação mensurável, além da pressão, cansaço, responsabilização por resultados e prestação de contas do seu trabalho de acordo com os desempenhos dos estudantes nas avaliações externas.
References
AFONSO, Almeida Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.Acesso em: 01 de março de 2024.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: Perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/
Acesso em: 12 de mai. 2024.
FERREIRA, Viviane Maria da Silva; SILVA, Givanildo. A política de responsabilização educacional para os profissionais do ensino. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30), 2023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4407.Acesso em: 19 de ago. 2023.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1299-1311, dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3nMScNcgg4HFXrrMTTTsGtc/.Acesso em: 15 de fev. 2024.
SOUSA, Sandra Zákia. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014.Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/vBHXjvFnW6gk6DWpJZzTzNJ/.Acesso em: 29 de jul. 2024.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Da promessa de futuro à suspensão do presente: a teoria do capital humano e o Pisa na educação brasileira. 1 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.