Os professores de Língua Portuguesa e sua atuação para o alcance de indicadores educacionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34216

Keywords:

IDEB; Large-scale assessments; SAEB test

Abstract

O objetivo dessa pesquisa é analisar como os docentes de Língua Portuguesa do 3° ano do Ensino Médio tem atuado para o alcance de indicadores educacionais, em uma escola pública estadual do município de Teotônio Vilela/AL, partindo da seguinte problemática: de que forma os professores de Língua Portuguesa têm atuado para alcançar indicadores educacionais como exigência e padrão de qualidade do ensino nas políticas educacionais? A metodologia adotada possui abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica dos estudos de Afonso (2009; 2012), Dourado e Oliveira (2009), Oliveira (2020), Saul (2015) e Sousa (2014). Realizou-se, também, um estudo de caso em uma escola pública estadual que atende ao Ensino Médio, com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizando a aplicação de questionário semiestruturado a dois professores de Língua Portuguesa que lecionam nas turmas do 3° ano do Ensino Médio e que foram avaliados pela Prova SAEB no ano de 2023. Os indicadores educacionais tem sido indutores de políticas, culminando com o estabelecimento de metas, estimulando a competitividade e responsabilizando os docentes pelos resultados nas avaliações em larga escala, em especial, os de Língua Portuguesa e Matemática. Sendo assim, observamos a partir da análise dos dados da pesquisa, uma crítica a uma qualidade da educação mensurável, além da pressão, cansaço, responsabilização por resultados e prestação de contas do seu trabalho de acordo com os desempenhos dos estudantes nas avaliações externas.

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Published

19-12-2025

How to Cite

SANTOS, K. de O.; SILVA, S. M. da. Os professores de Língua Portuguesa e sua atuação para o alcance de indicadores educacionais. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 259–275, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34216. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34216. Acesso em: 21 dec. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS