A autorregulação da aprendizagem no ensino de Química: percepções e práticas de licenciandos no contexto da pandemia da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.30854

Palabras clave:

Autorregulação da aprendizagem. Ensino remoto emergencial. Formação inicial de professores.

Resumen

A autorregulação da aprendizagem é definida como o processo no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado para atingir metas. Trata-se de uma abordagem relevante para ser inserida nos cursos superiores de formação inicial de professores, pois proporciona ao aluno universitário conhecimento sobre o tema para que, no exercício de sua profissão, possa realizar atividades que desenvolvam nos alunos as estratégias autorregulatórias, objetivando melhorias na aprendizagem. A autorregulação da aprendizagem também se configura como um processo importante a ser desenvolvido no cenário do ensino remoto emergencial, visto que, os alunos tiveram que adaptar suas rotinas e hábitos de estudos, havendo a necessidade de reorganizar horários e locais para estudar. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é identificar ações que indicam a autorregulação de aprendizagem antes e durante a pandemia de Covid-19 dos alunos que compõem a disciplina de Metodologia do Ensino de Química I, componente curricular do curso de Licenciatura em Química do IFRN (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Norte) campus Pau dos Ferros. Para isso, foram aplicados dois questionários para identificar ações e hábitos que indicam a autorregulação da aprendizagem desses alunos para dois momentos distintos: antes e durante a pandemia. Os dados obtidos foram analisados e, como resultado, identificou-se que os alunos se tornaram mais autorregulados durante a pandemia, pois tiveram que organizar melhor o tempo e espaços para realizar as tarefas e atividades das disciplinas. Espera-se que este trabalho possa contribuir sobre a autorregulação da aprendizagem, principalmente durante a nova realidade vivenciada com o ensino remoto emergencial.

Citas

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Publicado

27-08-2025

Cómo citar

AVELINO, A. C. da S.; BIZERRA, A. M. C. A autorregulação da aprendizagem no ensino de Química: percepções e práticas de licenciandos no contexto da pandemia da Covid-19. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 232–260, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.30854. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30854. Acesso em: 9 sep. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo