Educação para sexualidade: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.31442

Palavras-chave:

Educação para Sexualidade; Ensino Básico; Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

Partindo do pressuposto de que a Educação para Sexualidade é um instrumento de transformação social, identifica-se como significativo e oportuno descrever como ela vem sendo trabalhada na escola. Desse modo, o presente estudo tem como proposta desenvolver uma Revisão Sistemática de Literatura sobre Educação para Sexualidade, de modo a traçar um panorama geral sobre esse tema no Ensino Básico e caracterizar suas particularidades. O corpus investigativo são estudos primários publicados entre 2018 e 2023 em periódicos nacionais e internacionais. Para elaboração desse estudo, foram definidos protocolos de busca e questões de pesquisa em quatro bases de dados distintas e, posteriormente, analisadas, resultando em treze trabalhos selecionados. Com a investigação dos estudos, conclui-se que predominaram pesquisas cujo foco principal é o Ensino Médio e o Ensino Fundamental II destinados, principalmente, para temas relacionados a fisiologia e anatomia humana, métodos contraceptivos e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis; e, os profissionais que mais realizam esse tipo de atividade nas escolas, ainda são estudantes de cursos da área da saúde.

 

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Publicado

11-08-2025

Como Citar

MARQUES, R. A. D. F.; GALLÃO, M. I.; MOTA, E. F. Educação para sexualidade: uma revisão sistemática de literatura. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 72–97, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i34.31442. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31442. Acesso em: 21 ago. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo