Mistério no hotel fazenda: formação de professores de Ciências e Biologia em uma abordagem investigativa

TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS IN AN INVESTIGATIVE APPROACH

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31904

Palabras clave:

Biologia forense; Formação docente; Níveis de organização biológica.

Resumen

Visando a formação de professores de Ciências e Biologia na perspectiva do ensino por investigação, foram realizadas oficinas didáticas sobre Biologia Forense. A partir da análise de um caso fictício em que houve a morte de uma pessoa em um hotel fazenda, foram realizadas atividades envolvendo temas presentes nos currículos da educação básica, como níveis de organização biológica, características das células eucariontes e procariontes, estrutura tecidual, genética e imunologia básicas, diferenciação entre vírus, bactérias e protozoários, bem como patologias provocadas por alguns destes organismos. A contextualização a partir da investigação criminal adiciona um elemento emocional ao ensino, tornando-o mais envolvente e prático. A metodologia proposta permite a aplicação de conhecimentos científicos para resolver o caso hipotético, incentivando o pensamento crítico e a formulação de conclusões baseadas em evidências. Os professores participantes das oficinas mostraram-se bastante motivados e dispostos a aplicar metodologias investigativas em suas escolas, contribuindo para transformar as salas de aula em ambientes de aprendizado ativo, pois essa abordagem interdisciplinar pode ajudar os alunos a conectarem os conceitos aprendidos na sala de aula com situações do mundo real, contribuindo para a alfabetização científica.

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Publicado

19-09-2025

Cómo citar

ZISCHLER, L.; ESTEVAM, M. S.; FERNANDES, L. P. B.; RIOS, F. S. Mistério no hotel fazenda: formação de professores de Ciências e Biologia em uma abordagem investigativa : TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS IN AN INVESTIGATIVE APPROACH. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 340–364, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31904. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31904. Acesso em: 25 sep. 2025.

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