Mistério no hotel fazenda: formação de professores de Ciências e Biologia em uma abordagem investigativa
TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS IN AN INVESTIGATIVE APPROACH
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31904Palabras clave:
Biologia forense; Formação docente; Níveis de organização biológica.Resumen
Visando a formação de professores de Ciências e Biologia na perspectiva do ensino por investigação, foram realizadas oficinas didáticas sobre Biologia Forense. A partir da análise de um caso fictício em que houve a morte de uma pessoa em um hotel fazenda, foram realizadas atividades envolvendo temas presentes nos currículos da educação básica, como níveis de organização biológica, características das células eucariontes e procariontes, estrutura tecidual, genética e imunologia básicas, diferenciação entre vírus, bactérias e protozoários, bem como patologias provocadas por alguns destes organismos. A contextualização a partir da investigação criminal adiciona um elemento emocional ao ensino, tornando-o mais envolvente e prático. A metodologia proposta permite a aplicação de conhecimentos científicos para resolver o caso hipotético, incentivando o pensamento crítico e a formulação de conclusões baseadas em evidências. Os professores participantes das oficinas mostraram-se bastante motivados e dispostos a aplicar metodologias investigativas em suas escolas, contribuindo para transformar as salas de aula em ambientes de aprendizado ativo, pois essa abordagem interdisciplinar pode ajudar os alunos a conectarem os conceitos aprendidos na sala de aula com situações do mundo real, contribuindo para a alfabetização científica.
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