Materiais audiovisuais para o ensino médio: saberes estéticos e usos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i34.33600Palavras-chave:
Educação audiovisual; Tecnologia educacional; Linguagem audiovisual.Resumo
Este artigo pretende fazer proposições a respeito de conhecimentos do letramento audiovisual para uso em sala de aula. Quanto aos objetivos, apresentará características e fundamentos técnicos e estéticos do audiovisual para a mediação pedagógica no Ensino Médio, obtendo como resultado um compilado desses conhecimentos para aguçar o letramento crítico de professores e estudantes. A metodologia é qualitativa de revisão bibliográfica, sendo fundamentada principalmente a partir dos trabalhos Pós-história: 20 instantâneos e uma maneira de usar, de Vilém Flusser; A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin; Compreender o Cinema, de Antônio Costa; e Narrativa Cinematográfica, de Jennifer Van Sijll. Além deste referencial teórico serão abordados conceitos como multiletramentos, letramento audiovisual crítico e conhecimentos no âmbito técnico e estético do audiovisual, para, ao fim, responder a questão problema: como e quais conhecimentos acerca do audiovisual podem contribuir com o letramento audiovisual crítico no ensino médio? Este é um primeiro passo que pode servir de apoio para professores que desejam incrementar suas aulas com o auxílio de materiais audiovisuais, com explicações e exemplos possíveis de ser compreendidos por leigos no assunto, democratizando o conhecimento para que educadores de diversas áreas possam se inteirar sobre narrativa cinematográfica, letramento audiovisual crítico e seu uso em sala de aula.
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