METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONTEÚDO PARA CHATBOT
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23501Mots-clés :
Ensino Superior, Prática Pedagógica, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoRésumé
Apresenta pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC /Departamento de Educação – DEDC - CAMPUS I. Esta pesquisa abordou a implementação e análise de um caminho metodológico fundamentado nas metodologias ativas para a construção de conteúdo de forma colaborativa, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. O lócus da pesquisa foi uma turma do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na disciplina de Auditoria Privada. A inadequação dos métodos tradicionais tão comuns na Universidade, a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC no cotidiano de construção do conhecimento na contemporaneidade, a necessidade e o desejo do pesquisador em inovar os métodos e maneiras praticados atualmente no lócus da pesquisa, com a proposta de melhorar o processo de aprendizagem na Educação Superior, estimularam e incentivaram o estudo apresentado. Para viabilizar esse estudo foi utilizada uma abordagem de pesquisa participante na perspectiva qualitativa, desenvolvendo uma descrição analítica e reflexiva sobre a experiência de intervenção pedagógica vivenciada. Fundado especialmente nos teóricos Moran (1995, 2013), Lévy (2011), Rezende (2017) e Bergmann (2018), esse texto apresenta fundamentação teórica, caminho metodológico e resultados da referida pesquisa. As conclusões da investigação apontam para uma boa aceitação da prática pedagógica fundada nas Metodologias Ativas e incremento na participação dos discentes, culminando com a construção de conteúdo para a ferramenta chatbot (robô de conversação) e sistematização de uma proposição didática de formação em ciências sociais no ensino superior.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.