A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO MÉTODO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23531Mots-clés :
Globalização, Protagonismo infanto-juvenil, Mediação EscolarRésumé
Resumo: O presente trabalho tem como perspectiva refletir as transformações na sociedade contemporânea, analisando a mediação como método adequado de solução dos conflitos na comunidade escolar. Para tanto, parte-se da perspectiva de que o diálogo seja um dos fatores geradores da conflituosidade infanto-juvenil. Tem-se como objetivo analisar a aplicabilidade da mediação escolar como instrumento adequado de pacificação social capaz de desenvolver a habilidade de tornar-se os participeis protagonistas na solução do conflito, contribuindo para um melhor relacionamento institucional e social. Para tanto, observa-se as mudanças advindas do mercado mundial e suas consequências em setores fundamentais dos Estados Nacionais, flexibilizando as relações de trabalho, fragilizando as garantias sociais, alterando as estruturas sociais e restringindo a atuação do poder hegemônico do Estado-nação na regulação e na proteção social de seus cidadãos. Procura-se analisar o instituto da mediação como meio adequado de solução de conflitos e sua capacidade de promover o protagonismo através da autonomia da vontade. Conclui-se que a mediação escolar é o instrumento mais adequado de pacificação social, para o desenvolvimento de resiliência e do protagonismo infanto-juvenil, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos com maior capacidade de solução de conflitos do cotidiano.
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