Mecanismos de accountability e avaliação externa: o discurso dos organismos internacionais
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34241Mots-clés :
Acoountability Educacional; Avaliação Externa; Política Educacional.Résumé
Nesse artigo buscamos apreender a vinculação entre o acirramento na implantação de mecanismos de accountability pelos sistemas educacionais a partir da década de 1990 e as orientações advindas dos Organismos Internacionais. Para tanto, analisamos a inserção do conceito de accountability em três documentos dos Organismos Internacionais: Prioridades y estrategias para la educación, examen del Banco Mundial – Banco Mundial, 1996; Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe e LLECE - Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación. OREALC/UNESCO (2013); Informe de Seguimiento de la EPT en el Mundo, Educación para todos UNESCO (2015). A análise dos documentos apresenta-se de forma cronológica, procurando apreender uma possível intensificação das prescrições de políticas de accountability no período decorrido entre as publicações. De modo geral, constatamos que, as políticas de avaliação externa e de accountability a elas atreladas, presentes nos documentos analisados, colaboram para a construção do consenso em relação ao modelo educacional a ser implantado pelos diferentes países.
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