Percurso e análise da avaliação da alfabetização no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34287

Mots-clés :

Saeb; ANA; Alfabetização.

Résumé

O texto tem por objetivo discutir o percurso e a aplicação da avaliação da alfabetização no Brasil, partindo do questionamento: a partir de quando há inserção de uma avaliação externa ao final do ciclo da alfabetização e quais seus efeitos no contexto escolar? É uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica. Para tanto, utiliza-se o Histórico do Saeb disponibilizado no portal do MEC e portarias que dispõem sobre programas nacionais voltados para a alfabetização no país; para embasamento teórico, recorre-se às análises de Alferes; Mainardes (2019); Lipsuch; Lima (2020); Freitas (2010,2018), Rocha (2019), dentre outros. Ao final, considera-se que programas federais voltados para a alfabetização, tem inserido a avaliação externa como elemento primordial para o monitoramento das práticas de alfabetização e demais ações pedagógicas inerentes ao trabalho docente dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, o estudo nos revela a necessidade da formulação de políticas nacionais que pensem o processo de alfabetização a longo prazo, com programas de Estado e não políticas de governo.

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Publié-e

19-12-2025

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SILVA, M. S. da; CARVALHO, M. C. A. de. Percurso e análise da avaliação da alfabetização no Brasil. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 195–215, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34287. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34287. Acesso em: 21 déc. 2025.

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Rubrique

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS