Saberes docentes e a formação de professores em serviço
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18035Palavras-chave:
Formação continuada. Professor. Pesquisa.Resumo
Este estudo trata-se de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Língua Portuguesa, intitulado “Formação docente em serviço: uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa”. Objetivou neste artigo refletir um pouco sobre a formação continuada dos professores em serviço e a relevância do Curso Gestar II, para os docentes que ensinam Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Para tanto, são revisitadas algumas literaturas dos estudos da formação continuada do professor, a exemplo de Freire (1996), Luckesi (2002), Tardif (2004) e Demo (2002). Faz-se necessário um esforço coletivo para superar as barreiras que dificultam a construção do ensino de qualidade que atualmente se discute e deseja. Neste caso, as mobilizações que primam, dentre outros pontos, por uma formação docente envolvida com a transformação social devem, essencialmente, especificar os perfis e conhecimentos desejáveis deste profissional para uma interposição consciente no campo escolar, no processo de formação continuada do professor. Nota-se que com os estudos realizados a formação continuada que acontece nas escolas consiste em momentos de reflexão, oportunizando aos professores espaços para avaliarem sua prática, trocar experiências com a equipe e aprofundarem conhecimentos relativos ao processo de ensino. Porém, isso nem sempre tem ocorrido da maneira produtiva e estimuladora, fazendo com que este momento se transforme em alvo de críticas por parte dos profissionais envolvidos. Os questionamentos, em geral, são em virtude do significado da formação e da maneira como são organizados.
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