Horta na Escola: idealizações da prática a partir do olhar de docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30261

Resumo

As hortas escolares podem ser implantadas como instrumentos que envolvem a utilização do espaço para fins alimentícios e como um instrumento pedagógico, possibilitando ações interdisciplinares. Os dados desta pesquisa foram obtidos durante uma formação pedagógica denominada “Ateliê Didático Reinventa Docente Horta na Escola”. Os objetivos desse estudo consistiram em (a) identificar os saberes docentes sobre projetos de implantação de hortas escolares, (b) apresentar a horta como uma possibilidade de ferramenta didática interdisciplinar, e (c) compreender como as questões relacionadas à alimentação e saúde podem influenciar diretamente no aprendizado dos escolares. Identificou-se que as principais dificuldades mencionadas pelos docentes, na implantação de hortas escolares, foram falta de material e de capacitação. Para a maioria dos docentes é importante envolver toda a comunidade escolar nos projetos de hortas, sendo que estes perpassam por fatores que envolvem o ensino-aprendizagem, a socialização, a saúde e as emoções, favorecendo a educação em saúde. Para a escolha do modelo de horta foi importante perceber que os professores possuem uma preocupação com o reaproveitamento de materiais, o que contribui com a educação ambiental. Sendo assim, quando acontece o interesse de desenvolver a horta escolar como espaço pedagógico interdisciplinar, a implantação e a organização das hortas escolares podem ocorrer, favorecendo a constituição de um espaço de desenvolvimento da saúde.

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Publicado

24-02-2023

Como Citar

MARISCO, G.; SANTANA, V. M. . Horta na Escola: idealizações da prática a partir do olhar de docentes da educação básica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 213–231, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30261. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30261. Acesso em: 3 nov. 2024.