A precarização do trabalho docente na pandemia e a BNC-Formação: algumas considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30299

Resumo

Trabalhou-se com o Materialismo Dialético neste artigo, pois com esse referencial, se constata que, através da luta de classes se explica melhor a sociedade e logo a educação. Esse referencial propõe entendimento para além de apenas interpretar a realidade social, mas de intervir de forma objetiva em prol das reivindicações da classe trabalhadora. Mostrou-se que com as várias políticas neoliberais implementadas desde a década de 1990, o trabalho docente vem sendo reestruturado conforme a agenda do capital financeiro educacional e dos organismos internacionais. Apresenta como as políticas mais recentes como a BNCC e a Resolução 02/2019 também chamada de BNC-Formação, acirrou esse processo de desmonte e de privatização na formação do professor, principalmente durante o período pandêmico. No período pós-pandêmico segue como justificativa para o avanço do grande capital financeiro educacional e no controle das futuras gerações de trabalhadores através da formação de professores.

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Publicado

24-02-2023

Como Citar

ALMEIDA , J. A. de M. .; SOUSA , J. de F. A. A precarização do trabalho docente na pandemia e a BNC-Formação: algumas considerações. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 126–143, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30299. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30299. Acesso em: 3 nov. 2024.