Ensino investigativo sobre a importância da vacinação para a promoção da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31718

Palavras-chave:

Biologia; Ensino por Investigação; Protagonismo Estudantil.

Resumo

O direito à saúde abrange campanhas e distribuição de vacinas para a promoção da saúde e bem-estar individual e coletivo, contudo, nos últimos anos vimos uma diminuição da cobertura vacinal no Brasil. Assim, este relato objetiva descrever o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre o sistema imunológico e o papel das vacinas em uma escola pública de ensino médio em tempo integral, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, durante as aulas de Biologia. Ela foi realizada em 2 encontros, totalizando 4 horas/aula, tendo como público-alvo alunos da 3ª série. A metodologia baseou-se no modelo instrucional 5E, e na fase de exploração, adotou-se a metodologia ativa de rotação por estações. Foi observado bom nível de conhecimento prévio dos estudantes, o qual foi relacionado à ampla disseminação de informações pelos diversos meios de comunicação. Entretanto, algumas concepções equivocadas sobre a atuação das vacinas foram identificadas e trabalhadas. Ao final, consideramos que os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que os alunos demonstraram aquisição de novos conhecimentos e reestruturação dos anteriores, contribuindo para o ensino de ciências sob a perspectiva da alfabetização científica.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; GOMES, R. de M. B. Ensino investigativo sobre a importância da vacinação para a promoção da saúde. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 848–865, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31718. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31718. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê