Sequências de ensino investigativas para o desenvolvimento da alfabetização científica: implicações para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31919Palavras-chave:
Alfabetização científica; Ensino por Investigação; Sequências de Ensino Investigativas.Resumo
Compreendendo que a formação de professores desempenha um papel crucial no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, este trabalho teve como objetivo reconhecer os impactos, desafios e potencialidades das Sequências de Ensino Investigativas na formação de professores de Ciências. Para isso, realizou-se uma análise dos últimos dez anos de publicações na área (2013 a 2022), seguindo as orientações metodológicas de Biembengut para um Mapeamento na Pesquisa Educacional e de Bardin para uma Análise de Conteúdo. De maneira geral, as pesquisas mapeadas apontam que a formação de professores é importante no desenvolvimento de profissionais para atuarem de maneira investigativa no contexto educacional. Entretanto, ainda é comum encontrar cursos que se baseiam predominantemente na racionalidade técnica, deixando pouco espaço para a elaboração de atividades que promovam uma aprendizagem que possua significado para os estudantes. É imperativo, portanto, reformular estes cursos, proporcionando aos professores em formação a oportunidade de refletirem sobre suas práticas, desenvolverem propostas didáticas inovadoras e incorporarem abordagens pedagógicas investigativas em sala de aula.
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