Ensino por investigação como uma abordagem de ensino observada em teses brasileiras no período de 2009 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31964Resumo
A preocupação com o ensino de ciências tem despertado cada vez mais a busca por abordagens como o Ensino por Investigação (EI), que se baseia na problematização, elaboração e teste de hipóteses por diversos meios. Essa abordagem de ensino possui diversas formas de implementação, o que motivou a busca sobre formas de sua aplicabilidade em pesquisas acadêmicas. Assim, o objetivo deste trabalho é ter um panorama acerca do EI, por meio do estudo de teses brasileiras sobre o tema, e como ele tem sido abordado principalmente em relação aos métodos de investigação, aos níveis de ensino em que foram aplicados e aos resultados obtidos. Mediante uma abordagem qualitativa, este estudo de natureza teórica ampara-se em uma pesquisa exploratória que apresenta a compilação de características do ensino por investigação como ferramenta. Como resultado, a análise revelou uma série de benefícios e avanços promissores no campo da Educação e do Ensino de Ciências. Os resultados obtidos demonstraram que a adoção de diversas práticas pedagógicas fundamentadas no EI pode favorecer o engajamento dos alunos, estimular o pensamento crítico e promover uma aprendizagem significativa, e que o tema ainda possui horizontes para a exploração e o aprofundamento de suas potencialidades.Referências
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