Narrativas de professores da Educação Básica sobre memórias e vivências em feiras das ciências
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31995Palavras-chave:
Feiras de Ciências; Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Professores.Resumo
As Feiras das Ciências na perspectiva interdisciplinar são espaços de divulgação científica, em que possibilitam aos estudantes o seu protagonismo em torno de temáticas de seu interesse e que proporcionam uma aproximação de diferentes áreas do conhecimento. Com isso, a presente investigação tem como objetivo compreender narrativamente memórias de professores da Educação Básica sobre as Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar. Como forma de coleta de dados, utilizou-se cartas, bem como a utilização de metáfora, como forma de possibilitar uma escrita mais simples e leve, além de recorrermos aos recursos de narrativas de memórias de parceiros de pesquisa. Portanto, através dos relatos, percebemos que as Feiras não se fizeram presentes na vida estudantil dos parceiros, mas que apesar disso, muitos elementos foram elencados como importantes para o planejamento e desenvolvimento das Feiras, como a experimentação, a contextualização e a pesquisa como princípio educativo. Assim, a partir desta investigação, compreendemos que torna-se importantes fomentar espaços de planejamentos para as Feiras, pois possibilitam a integração, interação e diálogo entre áreas do conhecimento, sendo uma oportunidade de promover o protagonismo dos estudantes.
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