O planejamento de atividades investigativas na perspectiva da educação científica humanizadora: aspectos a serem considerados
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.32012Palavras-chave:
Ensino de Ciências por Investigação; Planejamento de atividades investigativas; Educação Científica Humanizadora.Resumo
O presente artigo propõe articulação entre elementos fundantes da abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) e a Educação Científica na perspectiva freireana (a qual temos caracterizado como humanizadora), de modo que o seu objetivo esteve voltado para: identificar e descrever aspectos que devam ser considerados em face do planejamento de atividades investigativas na perspectiva da Educação Científica Humanizadora. Para o alcance do objetivo da pesquisa que gerou este artigo, a análise de fontes bibliográficas foi tomada como procedimento metodológico. Defende-se que a implementação de práticas da Educação Científica articuladas à perspectiva humanizadora, busca favorecer a conscientização e a transformação social, a partir dos conhecimentos científicos construídos ativamente, do diálogo horizontal entre os saberes e da problematização das condições materiais de vida dos estudantes. A análise das fontes permitiu que fossem estabelecidas aproximações relacionadas à concepção de problema, à mediação docente, à posição dos discentes e à liberdade intelectual oferecida a estes sujeitos. Além disso, possibilitou que fossem elencados aspectos considerados relevantes ao planejamento de atividades investigativas na perspectiva humanizadora, dentre os quais pode-se citar: a constituição de problema investigativo-humanizador e processos de problematização e contextualização situados social, histórica e culturalmente.
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